Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estatística e probabilidade no ensino fundamental é tema de lançamento da EDUTFPR

Editora UTFPR

Obra é resultado de pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia
publicado: 24/06/2022 16h36 última modificação: 31/10/2022 09h29
Obra é resultado de pesquisa de mestrado do Campus Ponta Grossa (Imagem: Decom)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) lançou neste mês de junho a obra “Sequência de Ensino: estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental”, escrita pelos pesquisadores Rúbia Juliana Gomes Fernandes e Guataçara dos Santos Junior. Abarcando conteúdos de Estatística e Probabilidade, a publicação busca apresentar uma sequência de ensino que possa ser utilizada por professores que ministram aulas para os anos iniciais do ensino fundamental.

A obra, que surgiu de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia do Campus Ponta Grossa, foi organizada enfocando o ensino nos anos iniciais do processo de escolarização, as questões pertinentes à educação estatística, uma discussão sobre leitura e interpretação de gráficos e tabelas, encaminhamentos metodológicos, análise do desempenho prévio dos alunos com relação aos conteúdos essenciais de Probabilidade e Estatística. O texto apresenta as etapas sistematizadas e desenvolvidas na sequência de ensino com os alunos para, então, analisar e discutir o aproveitamento e desempenho dos alunos após a aplicação dela.

Com essa sequência de ensino, o educador pode fornecer aos alunos condições efetivas para analisar situações diversas com as quais possam se deparar, realizando análises críticas e reflexivas, bem como propiciar momentos de ação e ponderação sobre demandas sociais, nas quais estes conteúdos matemáticos se configuram.

A autora Rúbia Fernandes explica que a motivação para a criação dessa obra foi a percepção de que, apesar de preconizado nos documentos oficiais, a sistematização pedagógica do ensino da estatística é muito superficial. “Poucos são os momentos destinados de fato a essa questão que é tão importante, porque é uma situação para além dos espaços escolares: nós nos deparamos diretamente, na nossa vida cotidiana, com temas extremamente relevantes dentro do campo da educação estatística”, comenta. Assim, é necessário o ensino da Estatística e Probabilidade desde o início da educação infantil, capacitando o aluno para uma leitura crítica, enquanto cidadão, das situações vividas em sociedade.  A entrevista completa está disponível no canal da EDUTFPR, no YouTube.

Sobre os autores

Rúbia Juliana Gomes Fernandes é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professora de matemática da Prefeitura Municipal de Educação de Curitiba e atua como pedagoga na Rede Estadual do Paraná.

Guataçara dos Santos Junior é doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor na UTFPR, Campus Ponta Grossa.

Editora UTFPR

A Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. O catálogo completo do selo está disponível no e-commerce da EDUTFPR.