Notícias
Estudantes fabricam Mão Robótica para o ensino de Libras
Câmpus Curitiba
Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Câmpus Curitiba desenvolveu uma mão, impressa em tecnologia 3D, capaz de auxiliar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os estudos foram feitos pelos alunos de Engenharia da Computação, José Reinaldo Lopes da Silva e Everson de Souza Silva, durante pouco mais de um ano.
Eles fabricaram a Mão Robótica Representativa de Sinais (MAR²S), por meio da impressão 3D e que fosse capaz de que seus movimentos pudessem ser controlados por uma interface comum para que qualquer usuário, mesmo que não tenha conhecimento dos mecanismos de funcionamento do produto, consiga manipulá-la. Além disso, a interface pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à rede local, como computadores, celulares, notebooks ou tablets, facilitando o uso do equipamento em qualquer ambiente.
De acordo com os estudantes, desenvolver o projeto foi muito desafiador. “Além de integrar os conhecimentos adquiridos na universidade para desenvolver e gerenciar o projeto, nós precisamos também entender os desafios e anseios da comunidade surda, uma vez que ambos somos ouvintes e não possuímos a mesma vivência em nossa sociedade tão excludente”, afirmam.
O projeto foi orientado pelo professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) Juliano Mourão Vieira, que destaca a importância de trabalhos com cunho social. "Trabalhos como esse, dedicados à inclusão, me deixam muito feliz. Não é sempre que os alunos propõem e executam TCC's com cunho social e dedicados a alguma parcela minoritária da população, e estimular essa consciência social é fundamental em um ambiente universitário", destaca.
O funcionamento da MAR²S também está disponível neste vídeo.