Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Como funcionam os pesos das notas do Enem na UTFPR

Como funcionam os pesos das notas do Enem na UTFPR

publicado: 17/01/2020 17h21 última modificação: 31/10/2022 10h12
Imagem ilustrativa sobre aplicação do peso nas notas do Enem (Imagem: Freepik-editada))

Acabou a ansiedade!

Foram divulgados nesta sexta-feira (17) os resultados individuais da edição 2019 do Enem. Na UTFPR, os participantes poderão usar suas notas para concorrer a 4.542 vagas de cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições na próxima terça-feira (21).

A partir dos resultados disponibilizados, você que planeja ser aluno da UTFPR neste ano já pode calcular sua média final, mas sem esquecer de verificar quais pesos aplicar às notas de cada competência. Na UTFPR, são atribuídos pesos de 1 a 4 para cada grupo disciplinas, que variam de acordo com o curso. Enquanto para Engenharia Civil, por exemplo, a nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias recebe peso 2, o curso de Engenharia Têxtil aplica peso 3 para a mesma competência.

Vale lembrar também que diferentes instituições podem utilizar diferentes pesos para os mesmos cursos. No curso de Bacharelado em Química da UTFPR, a média é calculada aplicando peso 4 à nota de Matemática e suas Tecnologias. O mesmo curso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), porém, utiliza peso 2 para a mesma categoria de disciplinas.

Fácil, né?

Agora que você sabe como funciona o sistema de pesos, já pode fazer as contas e descobrir qual é sua nota final no para o seu curso aqui na UTFPR. Para facilitar o cálculo, confira aqui tabela completa das relações de peso aplicadas pela Universidade em todos os seus cursos.

Para mais informações, acesse a página do Sisu na UTFPR.