Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Confira as possibilidades de ingresso na UTFPR

Confira as possibilidades de ingresso na UTFPR

Principais formas são o Sisu, com a nota do Enem, e o vestibular
publicado: 10/08/2023 10h07 última modificação: 10/08/2023 10h07
Foto: Freepik

A UTFPR oferta diferentes possibilidades de ingresso para quem quer uma graduação, de modo totalmente gratuito. São mais de 100 opções ofertadas em 13 cidades do Paraná.

A entrada de novos alunos pode ser no início de cada semestre, principalmente por meio do Sisu, com a nota da última edição do Enem; ou do vestibular, com base no desempenho em provas de conhecimentos gerais e de redação. Em ambos os casos, é possível se candidatar por ampla concorrência ou por cotas, direcionadas a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, com categorias específicas para renda familiar, pessoas com deficiência e pretos, pardos e indígenas.

Caso não aprovado em nenhuma das opções na 1ª chamada, os candidatos podem ficar em lista de espera. No vestibular, isso ocorre automaticamente e, no Sisu, é preciso se inscrever no prazo do processo seletivo.

Posteriormente, para as demais chamadas, é feita a convocação de até três candidatos por vaga disponível, que devem enviar a documentação para concorrer, por ordem de classificação em cada modalidade de inscrição.

Outro processo é o Enem-Sisu, que permite concorrer às vagas remanescentes, com as cinco últimas edições do Enem ou o histórico escolar do ensino médio.

Além disso, estudantes da UTFPR podem solicitar a Reopção de curso, se necessário. No caso dos que já são graduados ou estão fazendo uma graduação em outras instituições brasileiras de Ensino Superior, é permitido o processo de Aproveitamento ou de Transferência de curso. Os três processos dependem das vagas disponíveis.

Todos os seletivos da Universidade são realizados por meio de edital, documento que traz as regras e os prazos para cada processo.

Interessou? Então anota aí o resumo.

⭐ Sisu
Inscrição: gratuita no site do Sisu (externo ao da UTFPR)
Prazo: a definir (no início do 1º e do 2º semestre)
Critério: Enem 2023