Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Confira dicas para fazer uma boa redação no Vestibular UTFPR

Confira dicas para fazer uma boa redação no Vestibular UTFPR

Prova

Texto deve dissertativo-argumentativo ter de 15 a 20 linhas
publicado: 01/06/2023 11h13 última modificação: 14/11/2023 08h41
Foto: Freepik editada

Vai fazer o Vestibular UTFPR 2023/2?

Além das questões objetivas de múltipla escolha, já comece a treinar a prova de redação no formato dissertativo-argumentativo, a partir da leitura de um ou mais textos de referência.

A sua redação vai ser avaliada por dois profissionais. Quando a diferença das duas notas for de até 20 pontos, é aplicada a média aritmética. Caso seja maior que isso, acontece uma terceira avaliação para compor a média aritmética.

Para te ajudar na preparação, a gente separou algumas dicas para praticar.

Leitura
Para isso, vale se manter atualizado com os assuntos que têm relevância nacional e internacional, lendo jornais e revistas sobre questões políticas, econômicas e culturais do interesse da sociedade.

O hábito da leitura pode ajudar muito a escrever melhor. Assim, você pode perceber como cada autor estrutura as ideias, ainda ganha mais conhecimento e vocabulário para compor o texto.

Tema
Você pode praticar a escrita sobre diferentes temáticas. No dia da prova, é importante ter cuidado para abordar o tema da forma como pede o enunciado da prova. Atenção! Não fuja da temática proposta ou isso pode levar a uma nota zero.

Perspectiva e Contextualização
Quando for escrever sobre uma temática, pense nos argumentos, fatos, dados e opiniões que pode utilizar para defender o seu ponto de vista. Depois, relacione suas ideias com a realidade, fazendo referência a diferentes fontes de informação, com citações, paráfrases ou alusões.

Fique ligado! No dia da prova, é proibido copiar integralmente o texto de referência.

Estruturação
Lembre-se de que o texto tem que ter entre 15 a 20 linhas, tendo a previsão para zerar, caso o texto tenha 7 linhas ou menos. Então, organize o seu texto com frases e parágrafos que mostrem que há uma progressão do raciocínio, de modo a mostrar que existe uma unidade do conjunto.

Linguagem
É imprescindível utilizar o modo formal, com vocabulário adequado, e os recursos de pontuação, estruturas da língua escrita padrão e das convenções ortográficas.

Tempo
Pratique a escrita da redação, considerando que também precisa resolver as 60 questões objetivas, dentro do tempo total do vestibular.

No dia da prova, reserve um tempo para passar a limpo a versão final do texto. Faça isso com atenção porque não há como substituir a Folha de Redação, em caso de erro.

Atenção! Mesmo que o rascunho esteja preenchido, o que vale mesmo para correção é a Folha de Redação. Ela deve estar preenchida e não pode ter a aplicação de corretivos e nem a escrita de recados, desenhos, mensagens, orações, nome, apelido ou rubrica.

Para mais detalhes, acesse o Espaço do Candidato do vestibular.