Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Conheça as possibilidades para entrar na UTFPR

Conheça as possibilidades para entrar na UTFPR

Seletivos da Graduação

Sisu e Vestibular são as principais formas de ingresso este ano
publicado: 10/02/2023 17h14 última modificação: 14/03/2023 17h06
Candidatos devem ficar atentos ao edital de cada processo seletivo (Foto: Freepik editada por Decom)

A UTFPR oferta diferentes possibilidades de ingresso para quem quer fazer um dos 112 cursos de graduação, ofertados em 13 cidades do Paraná. Confira a dinâmica dos seletivos que já estão previstos neste ano a seguir.

No 1º semestre, os estudantes podem se candidatar com a nota do Enem 2022, de 16 a 24 de fevereiro, por meio do site do Sisu, e assim aguardarem o resultado da 1ª chamada. Depois, para a 2ª chamada, é feita a convocação de até três candidatos por vaga disponível. Nesta etapa, é utilizada a Lista de Espera, voltada para participantes do Sisu que não se classificaram em nenhuma das duas opções, e o processo de Complementação, que permite inscrições com Enem 2022, 2021, 2020, 2019 e 2018 ou histórico escolar do ensino médio.

Já, no 2º semestre, a UTFPR terá ingresso por vestibular e pelo Sisu. O vestibular recebe inscrições de 27 de março a 9 de maio, com realização das provas no dia 4 de junho. O Sisu 2023/2 também vai utilizar a nota do Enem 2022 para classificação dos candidatos, com inscrições em a data a ser divulgada pelo Ministério da Educação.

Outra forma de ingresso possível é o processo de Reopção, Aproveitamento e Transferência, direcionado a estudantes de cursos de graduação ou egressos, da UTFPR e de outras instituições brasileiras de Ensino Superior.

Interessou? Então anota aí o resumo.

1º semestre

⭐ Sisu
Prazo: de 16 a 24 de fevereiro
Critério: Enem 2022