Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Conheça o sistema de cotas na UTFPR

Conheça o sistema de cotas na UTFPR

Sisu 2020.2

publicado: 09/07/2020 15h43 última modificação: 31/10/2022 10h12
Foto: editada Freepik

As inscrições do Sisu para o segundo semestre de 2020 já estão abertas. Os candidatos têm até o próximo dia 10 para se candidatar a uma vaga aqui na UTFPR. Se você cursou o ensino médio integralmente em uma escola pública, fique atento! É possível ingressar aqui na universidade por meio do sistema de cotas.

A lei do sistema de cotas determina que as instituições federais de ensino superior do país devem reservar 50% do total de suas vagas do Sisu para alunos que cursaram o ensino médio completo em uma escola da rede pública. Essas vagas são divididas entre oito categorias. É importante conhecer suas especificidades para saber em qual delas você se encaixa. São elas:

Categoria L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L5 – Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L6 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L9 – Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L10 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L13 – Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Categoria L14 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Você se identificou com uma das categorias? Agora, é só conferir qual a documentação exigida. É só acessar o edital para ver a lista completa, no anexo IIl. Também aproveite para ver a relação de cursos e vagas oferecidas, no anexo I.

Mais sobre o processo seletivo
A UTFPR oferta no segundo semestre 4.388 vagas em 107 cursos de graduação nos 13 câmpus. São eles: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter realizado a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no site do Sisu até esta sexta-feira (10).

Para saber mais, acesse o edital.