Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Fique por dentro do Sisu e garanta sua vaga com a nota do Enem

Fique por dentro do Sisu e garanta sua vaga com a nota do Enem

Graduação

Descubra como é o sistema que usa a nota do exame para entrada em uma universidade
publicado: 15/07/2021 11h07 última modificação: 25/01/2023 11h31
Sisu seleciona candidatos pela pontuação no exame (Foto: Freepik editada)

Fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Agora é só usar sua nota para se inscrever pelo site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no prazo indicado. É a sua chance para entrar em 110 instituições públicas de ensino superior, federais e estaduais, em todo o Brasil. Só no primeiro semestre de 2021, foram ofertadas 211.459 vagas em 5.685 cursos gratuitos de graduação.

Você pode conferir estas e outras vagas disponíveis no Site do Sisu.

📅 Qual a previsão de cronograma do Sisu 2023/1?

Confira o cronograma do processo seletivo, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU):
- Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
Resultado da 1ª chamada: 28 de fevereiro

🏢 Como é o Sisu na UTFPR?

A UTFPR faz toda a seleção por meio do Sisu, sem vestibular, duas vezes ao ano. A cada semestre, a Universidade oferta mais de 4 mil vagas em mais de 100 cursos superiores, totalmente livres de mensalidades. Destas, metade são para ampla concorrência e a outra parte é para as cotas de alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Os detalhes ficam divulgados em edital com todas as regras para a seleção e no site da instituição.

🤔 Quem pode se inscrever no Sisu?

Qualquer candidato, que não seja “treineiro”, que fez o último Enem, não zerou a redação e concluiu o ensino médio até a data de matrícula. Para se inscrever gratuitamente no processo pelo site do Sisu, basta inserir o número de inscrição e a senha da última edição do Enem

🆓 Quanto custa o Sisu?

Não é necessário pagar nenhuma taxa.  A inscrição no Sisu é gratuita.

💻 Como funciona o Sisu?

O sistema puxa as notas do Enem dos inscritos de forma automática. Durante o período de inscrições, os candidatos conseguem ver a nota de corte do curso, que é atualizada uma vez por dia. Dessa forma, podem decidir se querem manter a opção ou mudar para uma outra em que tenham mais chances de concorrer à vaga.

✅ Como se inscrever no Sisu?

1. Acesse o site do Sisu e clique ‘Fazer a inscrição’, dentro do prazo do cronograma.
2. Use o número de inscrição e a senha do Enem.
3. Preencha os dados e dê uma revisada para ter certeza de que está tudo certo.
4. Selecione ‘Minha inscrição’.
5. Pesquise as vagas disponíveis por cidade, instituição ou curso.
6. Escolha o curso e se deseja se candidatar à vaga por ampla concorrência ou por cotas.
7. Acompanhe a ‘Classificação Parcial’ durante os dias de inscrição do Sisu para ver suas chances. Se precisar, você pode alterar suas escolhas durante este período.
8. Depois de escolher de modo definitivo o curso em que quer concorrer, clique em ‘Confirmar minha inscrição’.
9. Aguarde o resultado da 1ª chamada na página do Sisu.
10. Se for chamado, prepare a documentação para matrícula. Caso não seja aprovado em nenhuma das duas opções de curso, inscreva-se para a Lista de Espera.

📊 Qual o peso das notas do Sisu?

Cada instituição e curso utilizam um peso para cada disciplina da prova do Enem, que já é contabilizado pelo sistema do Sisu de forma automática. Por exemplo, cursos de Engenharia podem colocar maior peso para Matemática, Física, Química e Biologia. Vale checar o site da universidade de interesse para saber mais sobre o cálculo.
- Confira os pesos utilizados nos cursos da UTFPR nos processos anteriores

📌 Existe uma nota de corte do Sisu?

Para escolher o curso de acordo com as chances de entrada, os candidatos podem acompanhar a classificação parcial no período de inscrições. O Sisu faz a estimativa da nota de corte uma vez por dia.
- Veja maiores e menores notas do Sisu nas edições anteriores na UTFPR

🗃 É preciso preencher as duas opções de curso no Sisu?

Não é obrigatório. É apenas uma forma para aumentar suas chances de ser selecionado para uma vaga.

🆓  Quanto custam os cursos ofertados por meio do Sisu?

As universidades federais públicas também não cobram nenhuma mensalidade para os cursos de ensino superior. Na UTFPR, a oferta da graduação é 100% gratuita, além de ter seletivos para a concessão de bolsas, incluindo a de auxílio estudantil.

📢 Quantas chamadas tem o Sisu?

- Após a publicação da chamada regular, candidatos não aprovados em nenhuma das opções podem se inscrever na Lista de Espera também no site do Sisu.

Então, as universidades federais fazem novas chamadas, de acordo com a ordem de classificação e vagas disponíveis. Os candidatos da Lista de Espera passam a acompanhar os resultados de outras etapas de seleção pelo site da instituição escolhida.

📑 Quem pode participar da Lista de Espera do Sisu?

Só não pode participar quem tiver sido aprovado em uma das opções de curso na chamada regular. Caso não tenha conseguido classificação nesta etapa, o candidato deve se inscrever n Lista de Espera, para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu.

🎓 Quantas edições no ano são ofertadas pelo Sisu?

O Sisu faz dois seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no começo do segundo. Cada instituição decide se vai fazer a oferta de vagas nos dois períodos. A UTFPR oferece mais de quatro mil vagas nos dois semestres em 2022.

Mais informações sobre o Sisu/Enem na página Futuros Alunos da UTFPR