Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Gestores se reúnem para discutir programa Aluno Energia da Copel

Gestores se reúnem para discutir programa Aluno Energia da Copel

Bolsa

Iniciativa é voltada para estudantes cotistas de Engenharia Elétrica
publicado: 31/08/2023 11h47 última modificação: 01/09/2023 08h35
Reunião para discutir o novo programa da Copel (Foto: Decom)

Nesta quarta-feira, dia 30, dirigentes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da UTFPR se reuniram para discutir o programa Aluno Energia, na sala de reuniões da Reitoria, em Curitiba.

Estiveram presentes o diretor-geral da Copel Distribuidora Maximiliano Orfali, diretor-executivo da Copel Hemerson Luiz Pedroso e o assessor da Diretoria da Copel Rodrigo Priss, o reitor da UTFPR Marcos Schiefler, o assessor de desenvolvimento institucional Wagner Endo, o pró-reitor de relações empresariais e comunitárias Silvestre Labiak, o diretor de extensão Roberto Candido. Também do Campus Curitiba, estavam o diretor de relações empresariais e comunitárias Walmor Godoi e a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica Annemarlen Castagna.

O programa é oferta 15 vagas para recebimento de bolsa mensal de R$ 1.877,19, voltadas a calouros que ingressaram por cotas no curso de Engenharia Elétrica do Campus Curitiba da UTFPR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A ideia é evitar a evasão, substituindo um eventual trabalho para que o estudante possa realmente se focar nos estudos”, explica Orfali. Em um segundo momento, conforme entendimento entre os dirigentes e a Reitoria da UTFPR, a iniciativa deve se estender para outras cidades, alcançando outros campi da UTFPR.

O bolsista é acompanhado por um profissional da Copel para renovação da bolsa a cada seis meses, por até três anos. “Para cada um dos alunos, vai ter um tutor voluntário para que acompanhe a evolução, com reuniões mensais e trimestrais, validando semestralmente a continuidade no programa” afirma. Depois deste período, caso aprovado pela Copel, o estudante vai poder permanecer por até dois anos no Programa de Estágio Remunerado, com a carga horária de 25 horas semanais. Além disso, a Copel também emprestará um computador no início do projeto.

Ainda, durante a reunião, foi prevista a possibilidade de abertura de vagas também para cursos de Engenharia Elétrica de outros campi para as próximas edições. “Esta proposta é sensacional sob todos os aspectos, principalmente pelo fortalecimento da relação empresa-universidade. É um projeto em que outras organizações, até de outras áreas, podem se espelhar”, afirma o reitor da UTFPR.

Mais sobre
As inscrições para participar da seleção do programa se encerram nesta quarta-feira, dia 31. Os interessados devem ter ingressado por cotas; estar com a matrícula regular no 1º período do curso, com pelo menos 20 horas-aula semanais; ter entre 17 e 27 anos; e não possuir outra fonte de renda formal.

Na 1ª etapa, o processo classifica apenas candidatos cotistas e depois atribuir pontos para os que têm renda familiar de até 1,5 salário-mínimo per capita e para pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência. Na 2ª fase, os candidatos passam por uma prova de redação, além de enviarem um vídeo de apresentação, com justificativa, objetivos e expectativas. Já, na 3ª etapa, o estudante passa por uma entrevista com uma banca, composta por três funcionários da empresa.

Para participar, confira o edital e faça sua inscrição na página da Copel.