Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Alunos externos e egressos podem solicitar Transferência e Aproveitamento

Alunos externos e egressos podem solicitar Transferência e Aproveitamento

Ingresso

Processo permite a entrada de estudantes de outras instituições de ensino superior
publicado: 25/04/2022 15h51 última modificação: 31/10/2022 10h14
São ofertadas 982 vagas para os processos (Foto: Freepik editada por Decom)

As inscrições de Transferência e Aproveitamento acontecem entre os dias 26 de abril e 9 de maio, para egressos ou graduandos que queiram ingressar em um curso da UTFPR.

Os processos são para possibilitar a entrada de alunos de outras instituições de Ensino Superior do Brasil no segundo período letivo de 2022.

Pelo formulário na página do processo, os interessados devem encaminhar: o histórico escolar do curso de origem, autenticado pela instituição, com nota, carga horária e status em cada disciplina; e as ementas das disciplinas em que houve aprovação.

Para Transferência, estudantes externos devem apresentar comprovante atualizado de matrícula regular ou trancada. O documento deve ter validade de seis meses até o fim do prazo de inscrição, em curso autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também é necessário informar a situação em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), via histórico escolar ou declaração da emitente.

Já, para Aproveitamento, graduados devem enviar diploma, emitido ou revalidado, ou certificado de conclusão, com a data da colação, em curso reconhecido pelo MEC.

Vão ser realizadas duas etapas eliminatórias de classificação. Na primeira, a seleção considera a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou rendimento do histórico escolar. Quem passa para a segunda fase é classificado de acordo com a documentação entregue.

No dia 18 de maio e 6 de junho, saem os resultados da primeira e segunda fase de seleção, respectivamente. Para contestação, é possível entrar com recurso entre 7 e 8 de junho, com a publicação do resultado do processo no dia 15.

Para participar, confira as 982 vagas no Anexo I, no final do Edital. São 101 cursos disponíveis nos campi Apucarana (AP), Campo Mourão (CM), Cornélio Procópio (CP), Curitiba (CT), Dois Vizinhos (DV), Francisco Beltrão (FB), Guarapuava (GP), Londrina (LD), Medianeira (MD), Pato Branco (PB), Ponta Grossa (PG), Santa Helena (SH) e Toledo (TD).

Confira os detalhes do processo no edital.

Troca interna de curso
Também foi publicado o edital do processo de Reopção, voltado para estudantes da nossa Universidade que desejam mudar de curso. Confira mais sobre na matéria.