Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Saiba as oportunidades de futuro com a UTFPR

Saiba as oportunidades de futuro com a UTFPR

Estudantes

Venha para a única Universidade Tecnológica do Brasil
publicado: 17/02/2023 17h12 última modificação: 23/02/2023 08h33
São ofertadas 4.444 vagas nos cursos de graduação

A UTFPR oferta 112 cursos de graduação, sem a cobrança de taxas e mensalidades. Para concorrer a mais de 4 mil vagas, os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site do Sisu, usando a nota do Enem 2022.

Ainda, a Universidade oferece oportunidades e vantagens exclusivas para calouros, veteranos e egressos, em relação às áreas de: Internacionalização, Pesquisa e ao Desenvolvimento, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho. Confira a seguir:

🎓🎓 Dupla Diplomação

Torne-se um profissional do mundo! Obtenha dois diplomas, sendo um da UTFPR, no Brasil, e outro de uma instituição parceira. Seu próximo destino pode ser Argentina, Espanha, França, Japão e Portugal.

Nossa universidade é destaque neste tipo de mobilidade internacional. São 55 cursos da UTFPR que ofertam a dupla diplomação. Além disso, a Universidade abre editais de seleção para outras oportunidades no exterior com bolsa, por meio de cooperação internacional. Só em 2021, 565 estudantes participaram de atividades relacionadas à área.

Caso precise aprender um idioma, existem disciplinas voltadas para programas específicos e dá para contar com os cursos do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras (Calem) ou os da Fundação da UTFPR (Funtef-PR).

Saiba mais na página Internacional.

🔎 Tecnologia e Pesquisa

Comece a sua carreira na pesquisa, com a possibilidade de receber bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e apoio para participação em eventos técnicos.

Depois, dê continuidade aos estudos científicos em um dos 60 mestrados e 13 doutorados da Universidade, que são ofertados gratuitamente e também têm a possibilidade de bolsas de órgãos de fomento.

Ainda, você pode contar com 23 laboratórios multiusuários, com equipamentos tecnológicos e equipe especializada, participar de 527 grupos de pesquisa da Universidade e de diferentes instituições e gerar soluções para problemas públicos e privados. Atualmente, são mais de mil projetos homologados.

💡 Empreendedorismo

Quer tal abrir seu próprio negócio?

Participe da Pré-incubação, em um dos 13 campi, para verificar, testar e validar a sua proposta. Quando a ideia estiver bem amadurecida, pode passar para a fase de Incubação, que oferece qualificações, consultorias e mentorias para o seu empreendimento durante até 60 meses. Então, a sua empresa vai para a Pós-incubação, um processo de aceleração em que o estudante se torna um associado, podendo continuar a receber apoio e assessoria por mais 60 meses.

Além disso, você pode formar uma Empresa Júnior, que é uma associação civil sem fins lucrativos, para prestar serviços e desenvolver projetos, sob a supervisão de professores da UTFPR.

💼 Mercado de Trabalho

Comece seu primeiro estágio em uma das mais de 13 mil empresas cadastradas no sistema da Universidade.

Em 2021, foram firmados mais de 5 mil contratos de estágio em todos os campi. No mesmo ano, mais de 72% dos estudantes formados estavam empregados.

Além disso, faça parte das disciplinas de inovação, realizadas em parceria com empresas, com a participação de estudantes de diferentes cursos, com o objetivo de gerar soluções para problemas reais.

⭐ Mais oportunidades

Além de tudo isso, você pode se engajar na comunidade em atividades de extensão e pode participar de grupos de teatro, coral ou instrumentais.
E, se precisar de uma força nos estudos, nossos estudantes têm acesso gratuito a:
- Google Workspace
- Office 365 online
- Moodle
- Softwares de modelagem computacional e de simulação
- Repositório Institucional, que tem mais de 29 mil dissertações e teses
- Biblioteca física e virtual
- Outros bancos de dados, com mais de 500 mil e-books, 17 mil normas técnicas, 16 mil periódicos acadêmicos e científicos

E, se precisar de uma força, pode buscar o apoio da UTFPR, por meio de editais de seleção para concessão de bolsas de Assistência Estudantil e outros programas, como Monitoria, Educação Tutorial, Empreendedorismo, Extensão, etc.

💬 Saiba mais

Acompanhe mais informações sobre o processo:
- Página Estude na UTFPR
- Página Sisu na UTFPR