Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Saiba como estudar na UTFPR

Saiba como estudar na UTFPR

Futuros alunos

Veja as possibilidades de entrar na graduação da Universidade
publicado: 14/04/2021 15h27 última modificação: 31/10/2022 10h13
Veja as várias formas de entrada da Universidade

No início de cada semestre, a UTFPR oferta mais de quatro mil vagas em 13 cidades do Paraná. Os candidatos podem usar a nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, existem outras formas de se candidatar a mais de 100 cursos de graduação.Conheça todas as formas de ingresso na Universidade a seguir:

✅ Sisu na UTFPR
A UTFPR faz 100% da seleção por meio do Sisu, duas vezes ao ano. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente, com a nota do Enem, e aguardar o resultado no site do sistema. Quem não é aprovado em nenhuma opção na primeira chamada pode se cadastrar na Lista de Espera, no prazo indicado.

📑 Lista de Espera
Se não forem aprovados em nenhuma das duas opções de curso na 1ª Chamada, os candidatos podem se inscrever na Lista de Espera pelo site do Sisu. A partir desta relação, a Universidade realiza convocações de candidatos para entrega de documentos via plataforma digital e assim faz a classificação nas chamadas.

💻 Processo de Complemento da Lista de Espera
Mais uma chance! Os candidatos fora da lista de espera podem se inscrever para o Processo de Complementação. É possível concorrer chamadas posteriores com: as cinco edições anteriores do Enem ou histórico escolar do Ensino Médio.

Confira a ordem de prioridade para classificação:
1) Lista de Espera com a nota do Enem 2020
2) Complemento da Lista de Espera
   - Enem 2020
   - Enem 2016, 2017, 2018 e 2019
   - Histórico Escolar do Ensino Médio

🙋 Vagas Remanescentes
Depois da realização de todas as chamadas, a UTFPR divulga o quadro de vagas que ainda restam e realiza um último processo de seleção para preenchimento. Nesta etapa, também dá para concorrer com as cinco edições anteriores do Enem ou histórico escolar do Ensino Médio, de acordo com o quadro de vagas restantes.

Confira a ordem de prioridade para classificação:
- Enem 2020, caso tenha se inscrito na Lista de Espera
- Enem 2016, 2017, 2018 e 2019
- Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente.

🔄 Reopção, Transferência e Aproveitamento de cursos
A Universidade tem um edital específico para alunos matriculados em cursos de graduação, egressos ou aqueles que têm o diploma revalidado, em instituições de ensino superior no Brasil. É por este processo que alunos da UTFPR têm a oportunidade de mudar de curso, caso haja a vaga disponível.

Para saber quando há um edital publicado de algum destes seletivos, é só acompanhar a página de Futuros Alunos e seguir as redes sociais oficiais da UTFPR 😉