Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Saiba como funciona o sistema de cotas na UTFPR

Saiba como funciona o sistema de cotas na UTFPR

Sisu

publicado: 24/01/2020 09h25 última modificação: 31/10/2022 10h12
Cotas da UTFPR são voltadas para alunos do ensino público

A edição 2020.1 do Sisu está aí e, até o próximo domingo (26), os candidatos podem fazer a inscrição, usando a nota do Enem 2019. Se você cursou o ensino médio em uma escola pública e agora quer concorrer a uma vaga na UTFPR: fique ligado! É possível ingressar na universidade por meio do sistema de cotas. Antes disso, é importante entender como tudo funciona.

Criado por lei em 2012, o sistema de cotas garante que as instituições federais de ensino superior tenham 50% de suas vagas, através do Sisu, para alunos que realizaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Esse percentual é dividido em oito categorias a partir de certas especificações. Confira abaixo cada uma delas para saber em qual você deve se inscrever.

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Ao concorrer em uma dessas categorias, é preciso lembrar de trazer todos os documentos exigidos na hora de realizar a matrícula. Você pode conferir a relação completa dessa documentação na página do Sisu no Portal UTFPR

Para saber a quantidade de vagas ofertadas para o curso escolhido em cada categoria, clique aqui

Saiba mais na Página do Sisu-UTFPR.