Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Veja as dicas para o Vestibular da UTFPR

Veja as dicas para o Vestibular da UTFPR

Antes, durante e depois: o que fazer?
publicado: 20/10/2023 14h44 última modificação: 20/10/2023 14h47
Candidatos devem ficar atentos ao que levar no dia da prova (Foto: Freepik)

Vai fazer o Vestibular de Verão da UTFPR?
Então, se liga nas dicas do que fazer antes, durante e depois da prova, que acontece no dia 19 de novembro.

📖 Antes

Encontre o seu jeito de estudar
Cada um tem um método. Ache um jeito de estudar de um modo mais leve e que seja melhor para você. É recomendado estudar diferentes disciplinas em um mesmo dia, ao invés de apenas uma. Confira o conteúdo programático.

Mantenha a organização
Faça um cronograma para revisar cada conteúdo. Deixe a mesa organizada para facilitar o fluxo dos estudos, com tudo o que vai precisar, separando as anotações, os textos e artigos separados em um só lugar.

Faça simulados
Vale testar seus conhecimentos com a edição anterior. Assim, você pode ver qual o estilo da prova e descobrir a melhor estratégia, incluindo a distribuição do tempo, uma vez que vai ter cinco horas para resolver as 60 questões objetivas e fazer uma redação. Vale lembrar que é preciso passar as respostas a limpo no cartão resposta e na folha de redação dentro deste período. Errou algo? Não tem problema. Você aprende e se prepara para acertar no dia da prova.

Fique ligado nos assuntos que têm relevância nacional e internacional, lendo jornais e revistas sobre questões políticas, econômicas e culturais do interesse da sociedade. O hábito da leitura pode ajudar muito a escrever melhor. Assim, você pode perceber como cada autor estrutura as ideias, ainda ganha mais conhecimento e vocabulário para compor o texto.

Confira o ensalamento
A partir do dia 10 de novembro, verifique o local da prova. Assim, já pode conferir o trajeto e o tempo de deslocamento até lá, considerando que pode haver trânsito.

📝 No dia da prova

O que levar?
Leve obrigatoriamente o documento original de identificação com foto, como o RG ou a CNH, e o comprovante de ensalamento impresso ou digital. E separe uma ou mais canetas esferográficas, de tinta na cor preta, em material transparente.

Para comer e beber, pode levar água em garrafa transparente e sem rótulo e alimentos, em embalagem transparente, desde que não atrapalhem os outros candidatos com barulho ou cheiro forte.

O que não trazer?
Pelo edital, é proibido usar durante a prova: objetos metálicos, relógios, armas e eletrônicos; acessórios que cubram as orelhas; carteira com documentos e dinheiro; óculos escuros; e bebedouros locais.

Chegue com antecedência
Procure chegar antes no dia 19 de novembro. A abertura dos portões acontece 12h30 e o fechamento, às 13h30. Os candidatos devem entrar na sala da prova com, no mínimo, 20 minutos de antecedência, ou seja, 13h40, para ouvir as orientações gerais. As provas começam às 14h.

Planeje o seu tempo
Cuide para administrar cada segundo. Você tem ao todo cinco horas para resolver 60 questões objetivas de múltipla escolha e fazer uma redação.

Faça questões objetivas
Atenção ao enunciado e cada alternativa disponível. Já exclua as que sabe que estão incorretas ou que não fazem sentido.

Resolvidas as questões? Passe para o cartão resposta com a caneta esferográfica de tinta preta com cuidado para assinalar uma única resposta, uma vez que não vai ter outro para substitui-lo.

Escreva a redação
Leia o texto e cuide para fazer o que pede o enunciado. O seu texto deve ter 15 a 20 linhas. Traga argumentos, fatos, dados e opiniões para defender o seu ponto de vista, podendo relacionar ideias com a realidade com citações, paráfrases e alusões. Utilize o modo formal, com vocabulário adequado, recursos de pontuação, estruturas da língua padrão e convenções ortográficas.

Para não zerar, é importante não fugir da temática, não copiar integralmente o texto de referência e não fazer um texto menor que 7 linhas.

Passe a redação a limpo para a Folha de Redação, também com cuidado, pois não há outra para substitui-la. Não use corretivos e nem escreva mensagens, desenhos, mensagens, orações, nome, apelido ou rubrica.

📅 Depois

Aí, é só aguardar as próximas etapas do processo seletivo. Atenção às divulgações de gabaritos e notas e aos períodos para enviar recursos no site do Vestibular.

Confira o cronograma previsto:

20/11 - Gabarito preliminar
21 e 22/11 – Período para recursos