Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Veja os tipos de graduação que são ofertados na UTFPR

Veja os tipos de graduação que são ofertados na UTFPR

Confira a diferença entre as modalidades existentes na Universidade
publicado: 20/04/2023 16h36 última modificação: 20/04/2023 16h36
São ofertadas 3.007 vagas no vestibular

A UTFPR oferta 107 cursos de graduação, sem a cobrança de mensalidades, no vestibular do 2º semestre deste ano. As inscrições vão até 9 de maio. Entre as opções, os candidatos podem selecionar uma das três modalidades: Tecnologia, Bacharelado ou Licenciatura.

Em todas as opções da Universidade, o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação e permite a continuidade de estudos em cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

Confira quais são as diferenças entre as três categorias:

Bacharelado
Com duração de 4 a 5 anos, o bacharelado oferece uma formação mais generalista, incluindo conteúdos básicos, profissionais e complementares. A ideia é que o estudante possa buscar e gerar novos conhecimentos para enfrentar situações novas com iniciativa, criatividade e consciência para uma conduta ética, humanista,  social  e  ambientalmente  responsável.

Tecnologia
Com a proposta de uma formação mais rápida, em até 3 anos, com o foco mais técnico e prático em uma determinada área, que exige certo grau de especialização.

Licenciatura
Os cursos têm duração de até 4 anos para atuação na docência, na gestão educacional e na pesquisa. O profissional tem a possibilidade de trabalhar como professor, gestor ou pesquisador nos sistemas de ensino público e privado.

Para saber mais, acesse a página do Vestibular.