Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > Vestibular 2024/1: Confira o que cai na prova

Vestibular 2024/1: Confira o que cai na prova

Conteúdo Programático

Provas são aplicadas no dia 19 de novembro
publicado: 17/10/2023 16h19 última modificação: 17/10/2023 16h19
Candidatos podem conferir conteúdo programático completo no Espaço do Candidato (Foto: Freepik)

Fez a inscrição para o Vestibular de Verão da UTFPR 2024/1?
Agora é se preparar para as provas, que vão ser aplicadas no dia 19 de novembro. De acordo com o cronograma, o ensalamento vai ser divulgado no dia 10 do mesmo mês.

Compilamos a seguir os principais assuntos a serem cobrados de modo resumido.

Para ver com mais detalhes o que vai cair na prova, acesse o conteúdo programático completo

Conhecimentos gerais

Uma das provas é de Conhecimentos Gerais, que apresenta um total de 60 questões objetivas, com alternativas de múltipla escolha.

Biologia (6 questões)
Origem da vida e evolução; Biologia celular e molecular; Histologia; Seres vivos; Genética; Ecologia; Anatomia, fisiologia e saúde humana; Saúde, higiene e saneamento básico.

Física (8 questões)
Grandezas físicas; Mecânica; Termologia; Ondas; Eletromagnetismo; Óptica; Física moderna.

Matemática (8 questões)
Conjuntos numéricos; Funções; Sequências e progressões; Análise combinatória; Matrizes, determinantes e sistemas lineares; Trigonometria; Polinômios e equações algébricas; Geometria plana, espacial e analítica.

Química (8 questões)
Fundamentos; Estrutura atômica; Classificação periódica dos elementos; Ligações; Funções; Ácidos e bases; Reações químicas e estrutura da matéria; Soluções, propriedades coligativas e forças intermoleculares; Termoquímica; Equilíbrio químico; Cinética; Eletroquímica; Estrutura dos compostos de carbono; Isometria, ocorrência, obtenção e propriedades principais de compostos orgânicos; Química aplicada e meio ambiente.

Geografia (4 questões)
Globo terrestre e movimentos do planeta Terra; Geologia; Relevo; Tempo e clima; Água na superfície terrestre; Solo; Vegetação; Gerenciamento dos recursos naturais; População e estruturação socioespacial; Estrutura produtiva e a economia; Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo

História (4 questões)
História geral: Mundo Antigo; Mundo Medieval e Mundo Moderno e Contemporâneo.
História do Brasil: Povos Originários e a Colonização; Sistema Colonial e Império; Brasil República

Língua Portuguesa (8 questões)
Leitura e análise de textos; Sintaxe; Morfologia; Ortografia; Semântica; Funcionamento social da língua.

Literatura Brasileira (4 questões)
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; São Bernardo, de Graciliano Ramos; Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector

Língua Estrangeira Moderna (6 questões)
Compreensão de textos; Domínio de um vocabulário básico; Conhecimento de aspectos fundamentais da gramática

Filosofia e Sociologia (4 questões)
Mito e Filosofia; Teoria do conhecimento; Ética; Política; Filosofia da ciência.
Indivíduo e sociedade; Ideologia e cultura; Estado e relações de poder; Desigualdades e marcadores de diferença; Democracia e cidadania; Diversidade Cultural; Trabalho.

Texto discursivo-argumentativo (1 questão)
A redação deve ter entre 15 e 20 linhas. Ela deve cobrar: abordagem do tema; definição do ponto de vista; contextualização do assunto; estruturação; e linguagem.

Mais sobre

No dia 19 de novembro, a abertura dos portões será às 12h30 e o fechamento, às 13h30. As provas vão ter início às 14h, com duração de cinco horas ao todo. Na data, é obrigatório levar:
- documento original de identificação com foto;
- comprovante de ensalamento;
- caneta esferográfica confeccionada em material transparente, de tinta preta;

Também é recomendado trazer:
- garrafa de água em frasco transparente e sem rótulo;
- Alimentos em embalagem transparente. Os alimentos não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais candidatos

Para outras dicas, vale olhar as orientações no Guia disponível no Espaço do Candidato