Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Eventos de conscientização marcam o Dia Mundial da Água na UTFPR

Eventos de conscientização marcam o Dia Mundial da Água na UTFPR

publicado: 22/03/2019 17h57 última modificação: 31/10/2022 09h52
Palestra sobre o Dia Mundial da Água na UTFPR (Foto: Divulgação)

O Dia Mundial da Água, 22 de março, é celebrado na UTFPR com uma série de eventos informativos nos câmpus organizados com objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica em torno da temática da preservação da água.

No Câmpus Londrina, estão programadas apresentações dos trabalhos da Comissão de Saneamento. No Câmpus Francisco Beltrão, as palestras são realizadas em escolas do município; também foi organizada uma coleta de resíduos nas margens do Rio Marrecas.

Já no Câmpus Toledo, além das palestras de sensibilização, foi realizada coleta de óleo de cozinha usado. No Câmpus Campo Mourão, os debates contaram com a participação Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Para a presidente da comissão do Plano de Logística Sustentável da UTFPR (PLS), Tamara Van Kaick, são eventos que dialogam com as práticas da própria Universidade. “Nos Câmpus Toledo e Francisco Beltrão já foram desenvolvidas estruturas para a reuso da água que sobram do processo de destilação. Esta água é reservada e destinada para a limpeza de vidrarias e demais utensílios usados no laboratório, e o excedente ainda é encaminhado para cisternas, nas quais a água é disponibilizada para a limpeza de ambientes externos”, comenta.

Ainda segundo a presidente, a ideia é que boas práticas do tipo sejam disseminadas para os câmpus da UTFPR que possuem destiladores em laboratórios. Todas as ações desenvolvidas fazem parte do programa UTFPR Sustentável, um dos resultados da comissão do PLS.

Sobre o Dia Mundial da Água

Instituído pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água foi criado com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A disponibilidade e o manejo sustentável da água e do saneamento para todos também constam como objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, 11 e 12, propostos pelas Nações Unidas.