Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Ex-aluno da UTFPR está entre os 2% melhores pesquisadores do mundo

Ex-aluno da UTFPR está entre os 2% melhores pesquisadores do mundo

Universidade de Stanford

Nereu Kock estudou na instituição quando era Cefet, de 1986 a 1990, no curso de Engenharia Eletrônica.
publicado: 09/11/2023 08h02 última modificação: 20/11/2023 17h49
Nereu Kock estudou na instituição quando era Cefet, de 1986 a 1990, no curso de Engenharia Eletrônica (Foto: Acervo pessoal)

Um dos pesquisadores que foi inserido em uma lista seleta dos 2% melhores do mundo pela Universidade de Stanford é ex-aluno da UTFPR. Nereu Kock estudou na instituição, quando era então denominada de Cefet, de 1986 a 1990, no curso de Engenharia Eletrônica. Atualmente, o pesquisador é professor de Gerência Organizacional e Sistemas de Informação na Texas A&M International University.

“A educação que recebi na UTFPR foi de um nível de qualidade equivalente aos das melhores universidades no mundo”, destaca o egresso. “A minha motivação em seguir a carreira acadêmica começou nos cursos de matemática da UTFPR, no início do programa de Engenharia Eletrônica. Os professores em geral eram muito bons e um professor em particular foi um grande mentor – o professor Décio Krause (atualmente UFSC). Os meus colegas de turma também tiveram uma influência muito grande em mim, particularmente o Alexandre Reis Graeml, que atualmente é professor da UTFPR com projeção internacional”, completa.

Esta é a segunda vez que o pesquisador aparece na lista. Nesta edição, ele foi classificado em 22º lugar no subcampo de “Sistemas de Informação” e, anteriormente, ele havia ficado em 32º no mesmo subcampo.

A seleção é baseada nos 100 mil melhores pesquisadores por pontuação C, com e sem citações, ou uma classificação percentual de 2% ou superior. Na lista, os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

Após a sua formação na UTFPR, Sanchez foi trabalhar como analista de sistemas no Banco Bamerindus, adquirido pelo HSBC. Em seguida fez mestrado em Ciência da Computação no ITA, e Ph.D. em Management Systems pela University of Waikato, na Nova Zelandia. Mora nos Estados Unidos há 27 anos e está na Universidade Internacional do Texas.

A sua pesquisa explorou a evolução biológica como uma influência na comunicação e colaboração eletrônica, e métodos para análise de dados. Kcock desenvolveu a teoria da naturalidade da mídia, que já tem 1.530 citações no Google Scholar, e o WarpPLS, um software de análise de dados multivariados não lineares que tem sido usado em campos como contabilidade, epidemiologia, fisiologia do exercício, finanças e mudanças ambientais globais.