Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Ex-aluno da UTFPR se torna pesquisador visitante na Inglaterra

Ex-aluno da UTFPR se torna pesquisador visitante na Inglaterra

Egresso

Conheça a jornada do profissional que hoje atua na Universidade de Leeds
publicado: 27/04/2023 18h00 última modificação: 28/04/2023 16h38
Cristhian Lopes Francisco, ex-aluno da UTFPR (Imagem: Decom)

Existem vários programas e professores da UTFPR para os estudantes que podem fazer a diferença no futuro profissional. Um exemplo é a história do egresso Cristhian Lopes Francisco começou a jornada na UTFPR em 2013, no curso de Engenharia de Alimentos do Campus Campo Mourão. Conheça a jornada do pesquisador.

Logo no primeiro ano, Cristhian ingressou no programa de Monitoria da UTFPR para ajudar outros estudantes do curso que estivessem com alguma dúvida ou dificuldade. “Eu gostei tanto das disciplinas, que apliquei para a bolsa por dois semestres, na matéria de Geometria Analítica e Álgebra Linear”, diz. Depois, entre 2014 e 2015, o egresso participou do programa de Iniciação Científica com um projeto relacionado à encapsulação de compostos bioativos.

Cristhian conta que essas experiências possibilitaram a obtenção de uma oportunidade no exterior em 2016, viabilizada pelos acordos internacionais da UTFPR com instituições estrangeiras. “Toda a bagagem que esses programas me deram e o incentivo dos professores da Universidade me ajudaram a conseguir uma vaga para fazer a Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal”.

Com dois diplomas, de volta ao Brasil, ele foi fazer a pós-graduação Stricto Sensu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “O meu currículo acadêmico foi bem construído durante todos esses anos, o que me permitiu obter uma bolsa de mestrado em 2018 e depois a de doutorado na Unicamp em 2020”, diz.

Atualmente, Cristhian está atuando como pesquisador visitante na Universidade de Leeds, na Inglaterra, com uma bolsa especial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O ex-aluno reforça que o estudo na UTFPR foi essencial para crescer profissionalmente e conhecer outros países. “A UTFPR é uma universidade excelente que tem um currículo muito bom para preparar os estudantes para todo trabalho que possa ser realizado no futuro”, conclui.

Vestibular UTFPR

Continua aberto, até 9 de maio, o período de inscrições para o Vestibular UTFPR, que volta como opção de ingresso após 13 anos e que oferta 3.007 vagas em 107 cursos. As provas serão aplicadas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

As inscrições devem ser feitas por meio do sistema da banca organizadora, Funtef-PR, com acesso direto pela página do Vestibular UTFPR – www.utfpr.edu.br/vestibular.

Pelo menos metade das vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.