Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Gestores discutem a criação de pró-reitoria para a área de Assuntos Estudantis

Gestores discutem a criação de pró-reitoria para a área de Assuntos Estudantis

Apoio ao Aluno

Comunidade poderá contribuir em reuniões, audiências e consultas públicas
publicado: 29/09/2023 11h28 última modificação: 29/09/2023 11h28
Comissão apresenta proposta a gestores da Reitoria em reunião (foto: Decom)

Nesta terça-feira, dia 27, foi apresentada a gestores da Reitoria da UTFPR a proposta de criação de uma nova pró-reitoria para a área de assistência estudantil da Universidade. O documento de proposta da nova área foi elaborado por uma comissão formada especificamente para esta finalidade.

Durante os trabalhos da comissão, foram realizadas diversas atividades de estudo e análise de normas técnicas da área, como as produções acadêmicas e técnicas do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantil (Fonaprace), as normativas de 61 instituições federais de ensino superior, bem como a legislação interna da UTFPR, incluindo a Política de Assuntos Estudantis, aprovada pelo Conselho Universitário (Couni) em 2018. "Trabalhamos com a perspectiva de um projeto que represente as demandas reais da comunidade acadêmica da UTFPR, estabelecendo um espaço consolidado, definições de competências e recursos que possibilitem a realização de políticas, programas, projetos e ações em áreas fundamentais", afirma o presidente da comissão Weslei Amancio.

Também foi realizada a coleta e a sistematização de dados com os profissionais atuantes nos departamentos de Educação (Depeds), núcleos de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuapes) e de Acessibilidade e Inclusão (NAIs). Além disso, o grupo da comissão passou por atividades formativas com profissionais de pró-reitorias de assuntos estudantis de outras instituições.

As atividades da comissão seguem, agora, com a realização de reuniões com as áreas estratégicas da Reitoria, setores nos campi e representantes estudantis. Também serão organizadas audiências públicas locais e uma consulta de opinião pública sobre a temática.

Após estas etapas, que devem ser realizadas até dezembro, a comissão analisará o cenário e adequará o projeto, de maneira que até março de 2024 o Couni delibere sobre a criação da nova estrutura administrativa da UTFPR.

Mais sobre
A comissão de formulação da proposta da nova pró-reitoria conta 26 integrantes da Reitoria e dos 13 campi, com a participação de representantes estudantis e de diferentes profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, entre outros.