Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Grupo de pesquisa discute ensino e inclusão em e-book lançado pela EDUTFPR

Grupo de pesquisa discute ensino e inclusão em e-book lançado pela EDUTFPR

Educação

“Linguagem, tecnologias e educação matemática: perspectiva para a inclusão” pode ser baixado gratuitamente
publicado: 24/11/2023 12h04 última modificação: 24/11/2023 12h04
E-book tem seis capítulos e pode ser baixado gratuitamente (Imagem: Freepik modificada)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) lançou esta semana o e-book “Linguagem, tecnologias e educação matemática: perspectiva para a inclusão”, que reúne, em seis capítulos, temáticas relacionadas às questões teóricas, metodológicas e pragmáticas que envolvem a educação matemática e a inclusão em contextos educacionais. A obra foi organizada pelo grupo de pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência, em comemoração aos cinco anos de sua formação.

De modo geral, o livro apresenta um cenário que envolve discussões teóricas em torno da inclusão, do ensino colaborativo e da criatividade como perspectivas para a inclusão escolar e a linguagem matemática, por meio do uso das tecnologias digitais como uma oportunidade para a sala de aula.

O objetivo, com a coletânea, é propiciar um espaço de reflexão, discussão e disseminação dos conhecimentos elaborados pelos pesquisadores do grupo de pesquisa, por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) do Campus Ponta Grossa e por convidados, que giram em torno de temas ligados à inclusão escolar do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

“Linguagem, tecnologias e educação matemática: perspectiva para a inclusão” é o primeiro livro publicado pelo grupo de pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência e está disponível para download gratuito no formato e-book no e-commerce da EDUTFPR. Participam, como organizadoras, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Renata da Silva Dessbesel e Elsa Midori Shimazaki. Para saber mais sobre a obra, assista a entrevista com as organizadoras no canal da EDUTFPR no YouTube.

Grupo de pesquisa

Criado em 2016, o grupo de pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência é certificado pela UTFPR, registrado no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está vinculado ao PPGECT. Coordenado pela professora Sani de Carvalho Rutz da Silva, o grupo entende que o conhecimento é elaborado de forma contínua e por meio de transformações, necessitando, portanto, de pesquisas e novas teses para compreender e explicar a realidade. Entre os projetos de pesquisa do grupo está o Projeto Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência, que objetiva promover estudos sobre questões relacionadas ao ensino e aprendizagem e à inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior.

Sobre a EDUTFPR

A EDUTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Para acompanhar os lançamentos e novidades, siga o perfil da EDUTFPR no Instagramassine a newsletter e visite o catálogo completo no e-commerce.