Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > II Festival Melodia começa a movimentar os campi com eliminatórias

II Festival Melodia começa a movimentar os campi com eliminatórias

Cultura

Etapa final irá ocorrer no Campus Ponta Grossa e está prevista para 22 de novembro
publicado: 21/08/2023 16h05 última modificação: 22/08/2023 16h35
Apresentação musical na final do I Festival Melodia, realizada no Campus Curitiba (Foto: Decom)

Começam esta semana as primeiras eliminatórias do II Festival Melodia. Nesta quinta (dia 24), se apresentam os inscritos do Campus Londrina e na sexta (dia 25) é a vez dos candidatos de Campo Mourão tentarem uma vaga para a etapa semifinal. Em sua segunda edição, o Festival Melodia irá premiar cantores da comunidade acadêmica  da UTFPR nas etapas semifinais e final, esta última prevista para ocorrer no dia 22 de novembro em Ponta Grossa, durante o Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite).

As inscrições seguem abertas em cinco campi. Em Apucarana, a eliminatória será realizada no dia 13 de setembro e é possível se inscrever até 06 de setembro. No Campus Cornélio Procópio, a eliminatória está marcada para 14 de setembro, com inscrições até 27 de agosto. As inscrições em Francisco Beltrão começaram nesta segunda (dia 21) e vão até o dia 08 de setembro. Já a apresentação dos inscritos está agendada para 27 de setembro. Em Medianeira, a eliminatória acontece no dia 05 de outubro e as inscrições seguem abertas até 15 de setembro. Santa Helena também está inscrevendo candidatos para a etapa eliminatória, agendada para 14 de setembro. Professores, alunos e técnicos-administrativos do campus podem se inscrever até 04 de setembro.

Outros seis campi ainda publicarão os editais das etapas eliminatórias nesta e nas próximas semanas. É o caso de Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Nas etapas eliminatórias, cada campus poderá selecionar quatro candidatos para participar das semifinais, que acontecem em quatro cidades: Guarapuava, com semifinalistas de Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa; Campo Mourão, com aprovados de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio e Londrina; Santa Helena, com selecionados de Medianeira, Santa Helena e Toledo; e Pato Branco, com indicados de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Participam da final os três primeiros colocados em cada etapa semifinal, que, além disso, receberão prêmios nos seguintes valores: R$ 1,5 mil (primeiro lugar), R$ 1,2 mil (segundo lugar) e R$ 800,00 (terceiro lugar). Na final, os três primeiros colocados, segundo a comissão julgadora, recebem, respectivamente, R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil. O público presente também escolherá um finalista para receber o prêmio de R$ 1 mil.

Mais informações sobre o II Festival Melodia podem ser encontradas no edital nº 04/2023 da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) e também nos editais dos campi.

Primeira edição do Festival Melodia teve mais de 200 inscritos

Com eliminatórias em 2022 e final em março de 2023, o I Festival Melodia contou com aproximadamente 160 apresentações e mais de 200 participantes inscritos. A escolha dos vencedores aconteceu em Curitiba, com 15 finalistas.

Nesta primeira edição do festival, o vencedor foi o aluno Gabriel Santo, de Engenharia da Computação do Campus Cornélio Procópio, que levou o prêmio de R$ 2 mil com a música “Partilhar”, de Rubel. A final do concurso musical foi transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube da UTFPR e o vídeo já chegou a 4,2 mil visualizações.

De acordo com a assessora de Cultura e Comunicação da UTFPR, Veridiana Kuss, o I Festival Melodia mostrou a importância e a necessidade da cultura na Universidade. “Durante a realização das etapas conseguimos vislumbrar não apenas nossos talentos musicais, mas também momentos de troca de experiências e integração entre os participantes, ensaios nos corredores, violões se tornando parte do cotidiano e a Universidade se tornando um palco para música e cultura”, contou.

Para Veridiana Kuss, a promoção da cultura cria um ambiente que enriquece a jornada acadêmica e prepara os alunos para prosperar em um mundo diverso e interconectado. “As atividades artístico-culturais fomentam o sentimento de pertencimento, promovem a diversidade e o multiculturalismo, moldam valores e incentivam o envolvimento em atividades extracurriculares”, complementou.