Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Inaugurados dois novos blocos para o Campus Londrina

Inaugurados dois novos blocos para o Campus Londrina

Infraestrutura

publicado: 27/11/2023 11h22 última modificação: 27/11/2023 11h43
Inauguração oficial do bloco com o presença do reitor Marcos Schiefler

Na última sexta-feira, 24, foram inaugurados dois novos blocos no Campus Londrina. Os blocos serão para as instalações dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica e possuem uma área total construída de 1.500 m². Para a cerimônia de inauguração estavam presentes o reitor Marcos Schiefler, o diretor-geral do Campus, Sidney Alves Lourenço, e o assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Ivan Carlos Vicentin.

O projeto contou com investimento de R$ 3,6 milhões, nas áreas construídas, e R$ 3 milhões, em mobiliários e equipamentos. Desses valores, cerca de R$ 3,3 milhões são oriundos de convênio firmado com a Seti o Governo do Estado, R$ 2 milhões do Ministério da Educação (Mec) e R$ 1,3 milhões, de recursos próprios.

“Iniciativas deste porte são essências para que possamos ampliar ainda mais a produção científica e tecnológica da nossa instituição e trazer novas oportunidades de inovação em nível local e regional”, explica o reitor Marcos Schiefler.

O Bloco da Engenharia Química terá três laboratórios de pesquisa, um para Projetos e Prototipagem e outro de Informática. Além disso abrigará as demais salas de coordenação, permanência e reuniões. Já o Bloco da Engenharia Mecânica contará com áreas para os projetos Baja, Eficiência Energética, Aerodesign, Robótica, Gravidade Zero, além de laboratórios de Usinagem, Motores, Ensaios, Metalografia, Conformação, Soldagem, Fundição e Tratamento Térmico, CNS’s e Microscópios; e demais salas de atendimento e professores. Os ambientes também serão utilizados pelos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos.

Também estavam presentes na cerimônia, a deputada federal, Luísa Canziani, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, a vereadora da Câmara Municipal de Londrina, Lenir de Assis,  o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, e o diretor secretário da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Luiz Carlos Euzébio.

Campus Medianeira

No último dia 17, o reitor Marcos Schiefler, ao lado do diretor-geral do Campus Medianeira, Claudio Leones Bazzi, também participaram da inauguração do Bloco H-06, destinado às atividades do curso de Engenharia de Produção em Medianeira. O novo bloco comporta laboratórios de Engenharia do Trabalho, de Operações Logísticas, de Engenharia de Processo, de Engenharia da Qualidade, de Empreendedorismo e Inovação, a Fábrica Escola de Processo Produtivo, além de salas de aula, de professores e reuniões.

A obra ocupa uma área de cerca de 29 mil m² e recebeu recursos financeiros de pouco mais R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar, R$ 896 mil da Reitoria da UTFPR e R$ 94 mil de aporte do Campus.