Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Inaugurado o Centro de Inovações do Câmpus Londrina

Inaugurado o Centro de Inovações do Câmpus Londrina

Parque Científico

publicado: 30/09/2019 12h24 última modificação: 31/10/2022 10h07
Solenidade de inaguração do Centro de Inovações da UTFPR | Foto: Ascom-LD

Foi inaugurado o Centro de Inovações da UTFPR, do Câmpus Londrina, na última quarta-feira (25). Com isso, foi iniciada a implementação do Parque Científico e Tecnológico

A construção do bloco de pesquisa foi viabilizada pelo convênio do Projeto Zircônia, que foi aplicado à área Odontológica, envolvendo a Fundação de Apoio da Universidade (Funtef-PR), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e a empresa Angelus.

Durante o evento, foi realizado o encerramento oficial do Projeto, que possibilitou a transferência do prédio e dos equipamentos do estudo para o Câmpus. A estrutura deve ser ampliada para implantar o Parque Científico e Tecnológico, por meio da doação do terreno anunciada pela Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes o reitor Luiz Alberto Pilatti, o pró-reitor de relações empresariais e comunitárias Douglas Renaux, o diretor do Câmpus Londrina Sidney Lourenço e o docente Márcio Florian, que foi responsável pelo projeto Zircônia junto com o professor Luiz Carvalho. "Parabenizo os professores responsáveis pela brilhante condução do projeto, que possibilitou o nascimento deste Centro de Inovações. São essas conquistas, aliadas à educação de excelência na graduação e pós-graduação, que favorecem o desenvolvimento local das regiões em que a UTFPR está inserida", afirmou Pilatti.

O diretor do Câmpus apresentou as instalações atuais e a planta desenhada para o crescimento da estrutura no futuro. "Com o Centro de Inovações, a Instituição vai poder ofertar, cada vez mais, uma educação tecnológica de excelência", concluiu Lourenço. “Uma pesquisa inédita só pode se tornar uma inovação, se ela beneficiar a sociedade, não podendo ser encerrada somente com a publicação de artigos científicos. O papel fundamental do Centro de Inovações é justamente este: a transferência tecnológica”, explicou Renaux.

Também compareceram ao evento o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Bruno Ubiratan; o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Londrina, Ailton Nantes e Eduardo Tominaga; os vereadores da cidade, Jairo Tamura e Tio Douglas; a pró-reitora de Planejamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cristiane Nascimento; e o diretor do Instituto Federal de Londrina (IFPR), Marcelo Poleti; além de membros da comunidade local, servidores e alunos.