Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR está entre as mais contempladas do Pibid da Região Sul

UTFPR está entre as mais contempladas do Pibid da Região Sul

Iniciação à docência

publicado: 29/06/2018 09h13 última modificação: 29/06/2018 09h19
Alunos e professores do Pibid de 2017 do Câmpus Toledo

A UTFPR está entre as instituições da Região Sul que mais foram contempladas com o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No total, foram aprovadas 387 bolsas para a Universidade Tecnológica, ficando atrás da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com 496 bolsas, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com 480 bolsas, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com 428.

O resultado foi divulgado pela Capes e o objetivo do programa é selecionar instituições de ensino superior (IES) para desenvolverem projetos de iniciação à docência nos cursos de licenciatura em regime de colaboração com as redes de ensino.

Outro programa em que a UTFPR obteve destaque de contemplação foi o Programa de Residência Pedagógica com 336 bolsas habilitadas. Entre as instituições da Região Sul, a UTFPR ficou atrás da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com 384 bolsas, da Federal da Fronteira Sul (UFFS) com 360 bolsas, e com o mesmo número da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de 336 bolsas.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e busca o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

Os valores das bolsas são de R$400,00 para alunos de curso de licenciatura, R$1.500,00 para os professores coordenadores do projeto, R$1.400,00 para os professores que coordenarão a área do subprojeto, R$ 765,00 para os professores supervisor (no caso do PIBID) e R$ 765,00 para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo (no caso do Residência Pedagógica).