Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Inscrições abertas para bolsa de intercâmbio na Alemanha

Inscrições abertas para bolsa de intercâmbio na Alemanha

Mobilidade

publicado: 06/01/2020 17h10 última modificação: 31/10/2022 10h01
Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim, na Alemanha (Foto: Divulgação)

A Diretoria de Relações Interinstitucionais da UTFPR (Dirinter) está com as inscrições abertas para a pré-seleção de alunos interessados em concorrer à bolsa da Fundação Baden-Württemberg, para mobilidade acadêmica na Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim (HS Mannheim - Alemanha). As inscrições ficam abertas até 13 de janeiro.

A bolsa-auxílio corresponde a um valor mensal entre € 700 e € 800, disponibilizado ao aluno durante o período de estudos. Podem participar do processo seletivo os estudantes dos seguintes cursos de graduação da UTFPR: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Sistemas de Informação ou Sistemas de Telecomunicações.

Os interessados devem estar regularmente matriculados em período correspondente à, no mínimo, metade do curso, e possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,6500. Os acadêmicos devem também comprovar nível de proficiência mínimo B1 em alemão, por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O comprovante deve ter sido emitido entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019.

A classificação será feita em ordem decrescente de coeficiente de rendimento, e o primeiro colocado será pré-selecionado e indicado pela UTFPR à HS Mannheim. Caso a indicação seja aceita, o estudante receberá, por email, as orientações necessárias para participar da seleção final, que ocorre de janeiro a março. As inscrições para a pré-seleção devem ser realizadas através do preenchimento do formulário online, na página da UTFPR