Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Inscrições abertas para dupla diplomação em universidades francesas

Inscrições abertas para dupla diplomação em universidades francesas

publicado: 21/02/2018 09h25 última modificação: 28/02/2018 17h29
Foto da Fachada da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC)

A UTFPR está com inscrições abertas, até 4 de março, para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação em Engenharia com quatro instituições francesas: Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC), Universidade Tecnológica de Troyes (UTT), Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA Toulouse) e Escola Nacional de Engenheiros de Tarbes (ENIT).

Ao todo, são disponibilizadas 22 vagas para os cursos listados no edital normativo do Programa. Os requisitos para participação no Programa são: estar cursando o sétimo ou o oitavo período do curso no momento da inscrição; possuir  coeficiente  de  rendimento  escolar  igual  ou superior  a  0,7; não  possuir  mais  de  três  reprovações; ter  realizado  teste  do  Enem,  após  2009,  com  pontuação  igual ou  superior a 600 pontos; comprovar conhecimento do idioma francês equivalente no mínimo nível B1; comprovar 400  horas  de  estágio  não  obrigatório  em  indústria ou laboratório de pesquisa.

Os documentos da inscrição estão listados no item 6 do edital e devem ser encaminhados até 4 de março via e-mail. Os alunos com inscrição homologada serão classificados por ordem decrescente,  através de um quadro de próprio de pontuações, também disponível no documento normativo.

Os selecionados irão estudar na França durante quatro semestres letivos, onde deverão cumprir um plano de estudos previamente elaborado pela UTFPR e realizar um projeto final de curso em uma empresa, requisito das instituições francesas e que equivaleria ao Estágio Curricular Obrigatório e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no âmbito da UTFPR. O aluno que tiver aprovação e validação dessas etapas, receberá dois diplomas em engenharia, uma expedido pela UTFPR e outro, pela respectiva universidade francesa. Os alunos participantes do Programa não pagarão eventuais mensalidades ou taxas de inscrição nas instituições francesas.