Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Lançado Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba

Lançado Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba

Empreendedorismo

Empreendimento na Sede Neoville tem potencial de construção de mais de 150 mil m²
publicado: 16/08/2023 11h00 última modificação: 16/08/2023 11h00
Posse do Conselho Diretor e Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico tomam posse (Foto: Ascom-CT)

Foi lançado oficialmente, no último dia 8, o  Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba (PCT-CT), empreendimento criado para estimular a colaboração e a interação entre a academia e o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação em Curitiba e região. Durante o lançamento, ocorreu a posse do Conselho Diretor e Comitê Gestor do parque, que irá funcionar na Sede Neoville, localizada localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), região que concentra diversas indústrias da capital.

Durante a cerimônia, o reitor Marcos Schiefler Filho destacou a importância dos parques tecnológicos para a identidade da UTFPR enquanto universidade tecnológica. "Queremos ter cada vez mais a participação do setor produtivo industrial, do comércio, do terceiro setor, da sociedade civil organizada; que a gente possa seguir trilhando esse caminho”, disse.

O Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba tem um potencial de construção de mais de 150 mil m². Empresas selecionadas pelos editais poderão se hospedar no espaço por até 20 anos, em um ambiente dinâmico para o desenvolvimento conjunto de inovações.

"Damos início ao trabalho do Parque Científico e Tecnológico, que vai trazer mudanças para a nossa relação com a comunidade empresarial e industrial, e que vai estabelecer sinergia maior entre o nosso trabalho na pesquisa e na extensão", comentou Rossana Finau, diretora-geral do Campus Curitiba.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, representou o governador Ratinho Junior no evento e comentou sobre a relevância do PCT-CT para contribuir na transformação do Paraná no estado mais moderno e inovador do país. Já Márcia Regina Krama, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, afirmou que a “abertura deste espaço qualificado - não só pelas questões tecnológicas, mas pelas pessoas que estão envolvidas - virá a trazer ainda mais opções para o nosso empresariado”.

Algumas das atividades que serão desenvolvidas são: assessoria para criação de spin-offs acadêmicos; assessoria para proteção de pesquisa/invenção; assessoria para proteção de software; assessoria para solicitação ou recebimento de patrocínios; hospedagem de laboratórios e projetos de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e hospedagem de startups no parque científico e tecnológico.