Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Obra da EDUTFPR debate indústria automobilística na América Latina

Obra da EDUTFPR debate indústria automobilística na América Latina

Editora UTFPR

Obra conta com trabalhos de 29 pesquisadores da Argentina, Brasil, Colômbia e México
publicado: 10/09/2021 19h03 última modificação: 31/10/2022 09h33
Livro pode ser acessado gratuitamente no repositório da UTFPR (Imagem: Decom)

A indústria automobilística está intimamente relacionada à configuração do mundo do trabalho, da economia e da aprendizagem organizacional em diversos países da América Latina. É este contexto que se põe a analisar o livro 'La Industria Automotriz en América Latina: arollo socioeconómico estudios de las relaciones entre trabajo, tecnología y desarrollo socioeconómico' [A Indústria Automotiva na América Latina: estudos de desenvolvimento socioeconômico das relações entre trabalho, tecnologia e desenvolvimento socioeconômico], um dos recentes lançamentos da Editora da UTFPR (EDUTFPR)

A obra, organizada pelos pesquisadores Arnulfo Arteaga Garcíao (Universidade Autônoma Metropolitana-Iztapalapa - México), Geraldo Augusto Pinto (UTFPR) e Sebastián Guevara (Universidade de Buenos Aires - Argentina), conta com trabalhos de 29 autores de diversas universidades e centros de pesquisa da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

São 18 capítulos que abordam temáticas como, por exemplo, as transformações nas relações de trabalho e o conflito sindical, produtividade, intensidade do trabalho e adoecimento de trabalhadores, arranjos institucionais e a dinâmica reprodutiva regional e estrutural.

"Diferentemente de China e Índia, os arranjos institucionais adotados nos três principais países produtores de automóveis da América Latina, respectivamente, Brasil, México e Argentina, têm sido caracterizados por uma relação de maior dependência e subordinação às grandes montadoras mundiais. Políticas marcadas por ampla abertura comercial, com protecionismo às principais montadoras instaladas, acordos setoriais e incentivos fiscais estiveram relacionados ao aumento da reprodução regional do capital no setor automotivo.", analisa um dos artigos que compõem o livro.

O obra disponível gratuitamente no Repositório Institucional da UTFPR. A venda dos exemplares físicos será feita via e-commerce da Editora UTFPR, plataforma que será lançada neste semestre.

Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Os interessados em publicar na EDUTFPR  devem enviar informações e originais finais pelo formulário de submissão de publicação - a chamada fica aberta em fluxo contínuo.