Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Live esclarece detalhes do evento SEI-Sicite online

Live esclarece detalhes do evento SEI-Sicite online

Produção Acadêmica

publicado: 06/08/2020 22h28 última modificação: 31/10/2022 09h52
Foto: Drobotdean by Frrepik

Nesta quinta-feira (6), foi realizada uma Live para divulgar os detalhes dos Seminários de Extensão e Inovação (SEI) e de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da UTFPR. Como organizador do evento neste ano, o Câmpus Toledo realizou a transmissão para explicar as modificações feitas para a adequação ao formato digital, diante da pandemia do novo coronavírus.

A explanação foi realizada pelo diretor geral do câmpus, Rodolfo Vertuan, e membros da comissão organizadora, Fabiano Scheufele, Sandra Pinela e Sidgley de Andrade. A abertura da solenidade também contou com a presença o reitor, Luiz Alberto Pilatti, os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, Christian Luiz da Silva, e de relações empresariais e comunitárias, Douglas Renaux.

Para Vertuan, a realização dos seminários de modo remoto aumenta a visibilidade e o acesso aos projetos. “É uma oportunidade que permite a participação de muito mais alunos e da comunidade externa”, afirma Vertuan. O reitor também destacou a importância do SEI e Sicite integrados como um dos maiores eventos da Universidade. “É o encontro do que temos de mais significativo: a formação do aluno, a produção do conhecimento e a entrega do que foi desenvolvido para a sociedade”, conclui.

O SEI e o Sicite acontecem entre os dias 23 e 27 de novembro, sob a temática ‘Ressignificando o papel da pesquisa, extensão e inovação tecnológica em tempos de pandemia’. Alunos dos 13 câmpus da UTFPR vão apresentar a produção acadêmica, atrelada aos selos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

Estão sendo programados cursos, palestras e, como novidade também no formato digital, visitas técnicas em empresas, apresentações culturais e competições de robôs.

Dúvidas sobre os seminários podem ser sanadas por e-mail sei-sicite-td@utfpr.edu.br. Mais informações vão inseridas no site de divulgação dos eventos.

Confira a seguir os principais destaques da Live:

Submissão de trabalhos por autores
A submissão de trabalhos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica pode ser feita por qualquer aluno em ambos eventos, na plataforma Evin. Na Live, foi ressaltado que bolsistas têm a obrigatoriedade de participar, junto com seus orientadores, indicando o órgão de fomento em seus trabalhos.

Segundo a organização, não haverá prorrogação do cronograma. Confira as datas:
17/08 e 04/09 - Submissão de trabalhos por autores
Até 09/10 - Nova submissão dos trabalhos corrigidos com base na avaliação
23/10 – Divulgação da relação de trabalhos aceitos
9/11 a 16/11 - Envio do vídeo

Os tutoriais para submissão estão na plataforma Evin.

Apresentação de trabalhos por vídeos
Alunos com trabalhos aceitos pelos avaliadores devem enviar as apresentações em formato de vídeo, de 3 a 5 minutos, entre os dias 9 a 16 de novembro. “A ideia é assegurar que os trabalhos sejam apresentados mesmo que haja queda de energia ou algum problema técnico”, relata Vertuan.

De acordo com a programação, os vídeos vão ser transmitidos em salas virtuais, com a presença em tempo real do autor, do avaliador e do moderador. Após a exibição do vídeo, vai ser reservado um momento para dúvidas e questionamentos do público. Não há a previsão para a gravação das sessões.

O tutorial para a produção e o envio dos vídeos será divulgado nos e-mails institucionais e no site do evento.

Inscrição de Avaliadores
Todos os professores da UTFPR podem se inscrever para avaliar os trabalhos do SEI e do Sicite. Confira as datas:
17/08 a 4/09 - Inscrição de avaliadores
10/09 a 02/10 – Prazo para avaliação de trabalhos
23/10 – Divulgação do resultado final

Inscrições para Participantes
O evento é aberto a toda a comunidade, com inscrições gratuitas, a serem realizadas entre 2 e 22 de novembro no site do evento.