Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Livro sobre patrimônio histórico de Curitiba é lançado neste sábado (8)

Livro sobre patrimônio histórico de Curitiba é lançado neste sábado (8)

Evento aconteceu na Biblioteca Pública do Paraná, na capital paranaense
publicado: 07/07/2023 14h20 última modificação: 10/07/2023 14h53
Livro sobre o patrimônio histórico de Curitiba será lançado neste sábado, dia 8 (Foto: Decom)

Editora da UTFPR (EDUTFPR) fará lançou no sábado, dia 8, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, 'O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba: para crianças de zero a cem anos'. A obra apresenta 31 obras escolhidas que representam edifícios históricos da cidade e fazem parte do projeto Arquivo, do Campus Curitiba.

O objetivo é contar um pouco da história por trás de cada edifício ou casa que fazem parte do patrimônio histórico da capital. Com um texto simples e convidativo para questões curiosas sobre cada construção, a publicação traz detalhes das estruturas, descrições e ilustrações e pode ser lido por crianças e adultos. O projeto é coordenado pela professora e pesquisadora Giceli Portela, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

“O livro quer desmitificar o tema do patrimônio histórico, levando informações a todos os públicos, com desenhos, pequenos textos que contam a história deste patrimônio e ainda um glossário que informa os termos técnicos com linguagem lúdica. Acreditamos que é através do conhecimento e do afeto pelo patrimônio que se preserva. Este livro é uma atitude de educação patrimonial, um desejo de preservação de futuro”, afirma a pesquisadora.

Um dos diferenciais é a possibilidade de os leitores interagirem com a obra, a partir de uma seção especial com desenhos dos prédios para colorir.

O projeto conta com a colaboração de alunos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo e que fazem parte do projeto Arquivo.

O livro físico pode ser adquirido por meio do site da Editora da UTFPR, onde também é possível baixar gratuitamente a versão digital da obra.

Projeto Arquivo

O projeto Arquivo teve início em 2018 como um projeto de extensão da UTFPR. A equipe de pesquisadores formada por  professores, voluntários, estudantes e egressos de Arquitetura e Urbanismo do Campus Curitiba produziram um inventário sobre o Patrimônio Histórico Arquitetônico. São levantadas as informações sobre as estruturas do local, incluindo ilustrações, descrições, fotos, histórias e curiosidades. Depois, através do site do projeto, essas informações podem ser acessadas pela comunidade.

Até o momento, foram catalogados mais de 150 imóveis da cidade e, em algumas destas edificações, foi inserido o código QR na entrada para que o visitante possa apontar o seu celular e ser direcionado ao site do projeto e conferir mais informações sobre o local.

“O estudante do curso vai a campo, busca as informações, faz o desenho do imóvel e depois transforma tudo em um inventário público, prestando um serviço para a sociedade”, explica a professora Giceli Portela.

A atuação do grupo é feita em convênio com a Prefeitura do município, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, que cedeu um imóvel no centro histórico para a implementação da Escola do Patrimônio.

Outra parceria do Arquivo é com a École Nationale Supérieure D’Architecture De Paris-Belleville (Ensa-PB), escola de arquitetura francesa.