Notícias
Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba ganha concurso do IAB
Etapa regional
A obra “'O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba: para crianças de zero a cem anos” foi a vencedora da etapa regional do Concurso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na categoria 'Cultura Arquitetônica'. O livro apresenta 31 obras escolhidas que representam edifícios históricos da cidade e fazem parte do projeto Arquivo.
O evento de premiação foi realizado no último sábado, dia 09, com a participação da professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Campus Curitiba e coordenadora deste projeto Giceli Portela, além de alunos e egressos que fazem parte do projeto Arquivo. Agora, o projeto segue concorrendo para a etapa nacional que será realizada em janeiro de 2024.
Em 2022, o projeto Arquivo já havia sido premiado nas duas etapas da premiação na categoria de ‘sites, revistas eletrônicas e redes sociais’.
O Livro
'O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba: para crianças de zero a cem anos' é uma publicação da Editora da UTFPR (EDUTFPR) e conta um pouco da história por trás de cada edifício ou casa que fazem parte do patrimônio histórico da capital. Com um texto simples e convidativo para questões curiosas sobre cada construção, a publicação traz detalhes das estruturas, descrições e ilustrações e pode ser lido por crianças e adultos.
Um dos diferenciais é a possibilidade de os leitores interagirem com a obra, a partir de uma seção especial com desenhos dos prédios para colorir.
Projeto Arquivo
O projeto Arquivo teve início em 2018 como um projeto de extensão da UTFPR. A equipe de pesquisadores formada por professores, voluntários, estudantes e egressos de Arquitetura e Urbanismo do Campus Curitiba produziram um inventário sobre o Patrimônio Histórico Arquitetônico. São levantadas as informações sobre as estruturas do local, incluindo ilustrações, descrições, fotos, histórias e curiosidades. Depois, através do site do projeto, essas informações podem ser acessadas pela comunidade.
Até o momento, foram catalogados mais de 150 imóveis da cidade e, em algumas destas edificações, foi inserido o código QR na entrada para que o visitante possa apontar o seu celular e ser direcionado ao site do projeto e conferir mais informações sobre o local.
A atuação do grupo é feita em convênio com a Prefeitura do município, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, que cedeu um imóvel no centro histórico para a implementação da Escola do Patrimônio.
Outra parceria do Arquivo é com a École Nationale Supérieure D’Architecture De Paris-Belleville (Ensa-PB), escola de arquitetura francesa.