Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Melhora a classificação dos projetos institucionais do Pibid e PRP da UTFPR
conteúdo

Notícias

Melhora a classificação dos projetos institucionais do Pibid e PRP da UTFPR

Licenciatura

Universidade saiu das 142ª e 147ª posições para 50ª e 23ª no Pibid e PRP, respectivamente
publicado: 11/11/2022 18h38 última modificação: 11/11/2022 18h38
Projetos institucionais são direcionados à formação de professores (Foto: Decom)

Projetos institucionais são direcionados à formação de professores (Foto: Decom)

Os projetos institucionais da UTFPR do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentaram uma melhora na classificação no edital da Capes de 2022 em comparação com o anterior, de 2020. Há dois anos, a Universidade havia ficado na 142º e na 147º posições no Pibid e no PRP, respectivamente. Agora, as classificações subiram para 50º e 23º. Direcionados à formação de professores, os projetos institucionais da UTFPR foram contemplados com bolsas e terão duração de 18 meses.

Em todo o Brasil, foram selecionadas 250 instituições no Pibid e 230 no PRP. Considerando-se apenas as da Região Sul, a UTFPR ficou em 14º no Pibid e sexto no PRP. Quando se leva em conta apenas as instituições paranaenses, a classificação sobe para quinto e segundo lugares.

De acordo com Fabiana Pauletti, assessora para Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), esta melhora representa um salto significativo na qualidade destes dois programas na UTFPR. “Isto se deve à expertise dos docentes das licenciaturas envolvidos na escrita dos projetos, aos resultados obtidos no edital passado e às contrapartidas institucionais”, afirma, citando requisitos dos programas atendidos pela Prograd, como a criação de uma comissão de formação de professores.

Tanto no Pibid como no PRP, os projetos institucionais passaram por uma análise técnica e uma de mérito, esta última realizada por comissões de consultores e especialistas ad hoc. No Pibid, foram avaliadas questões relativas a dimensões da iniciação à docência e à articulação entre a instituição e as redes de ensino de educação básica. A UTFPR recebeu a nota 96,30 no projeto institucional e 86,20 na média dos subprojetos, ficando com pontuação total de 182,50.

No PRP, a UTFPR recebeu a nota máxima no projeto institucional (100) e 91,35 na média dos subprojetos, atingindo 191,35 na pontuação total. Na avaliação do projeto institucional, foram considerados os critérios de coerência com os objetivos do PRP; objetivos, metas e indicadores; justificativa; experiência e histórico da instituição; capacidade técnico-operacional da instituição e contrapartidas; e plano de acompanhamento e avaliação dos subprojetos. Já na avaliação dos subprojetos, foram considerados os objetivos; justificativa e relevância; planejamento das atividades e metodologia; carga horária de atividades dos residentes; coerência e inovação; e produção e produtos esperados.

Os projetos institucionais da UTFPR selecionados no último edital da Capes tiveram suas atividades iniciadas no dia 1º de novembro. Participam hoje do Pibid 288 estudantes de licenciatura bolsistas e 13 voluntários, 22 professores da UTFPR bolsistas e voluntários e 36 professores da educação básica do Estado do Paraná.

Na UTFPR, o Pibid conta com a coordenação institucional da professora Neusa Nogas Tocha, do Campus Curitiba, e com a participação dos cursos de licenciatura em Química dos campi Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Londrina e Medianeira; em Matemática dos campi Cornélio Procópio, Curitiba, Pato Branco e Toledo; em Ciências Biológicas dos campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena; em Letras – Português e em Letras – Inglês do Campus Curitiba; em Letras do Campus Pato Branco; e em Física do Campus Curitiba.

No PRP, são 210 estudantes de licenciatura bolsistas, 16 professores da UTFPR e 42 da educação básica do Estado do Paraná. O projeto é coordenado institucionalmente pela professora Eliane Maria de Oliveira Araman, do Campus Cornélio Procópio, e atende os cursos de licenciatura em Química dos campi Apucarana e Curitiba; em Matemática dos campi Cornélio Procópio, Curitiba, Pato Branco e Toledo; em Ciências Biológicas dos campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena; em Letras – Português e em Letras – Inglês do Campus Curitiba; em Letras do Campus Pato Branco; e em Física do Campus Curitiba.

A UTFPR já teve projetos do Pibid aprovados nos editais da Capes lançados em 2009, 2011, 2012, 2013, 2018 e 2020, além de 2022. No PRP, programa criado mais recentemente, houve aprovação nos editais de 2018, 2020 e 2022.