Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Mensagem da Reitoria - Fim do Ano Letivo

Mensagem da Reitoria - Fim do Ano Letivo

publicado: 22/12/2020 19h00 última modificação: 31/10/2022 09h45

"Em 2020, a Universidade precisará se recolher em casa. Impedida de se reunir presencialmente, a comunidade buscará, unida, mesmo que distante, superar as adversidades; aprenderá novas formas, adaptará outras; investirá em pesquisa e criará tecnologias para combater o problema. Em um mundo desalentado, será um porto; em meio à desilusão, será esperança; diante de tantas dificuldades, representará oportunidades.”

Se alguém, ano passado, tivesse feito qualquer previsão no sentido do parágrafo inicial deste texto, teria sido considerado um louco. Hoje, porém, ao findar um ano letivo tão singular, com dificuldades ímpares, olhamos para os desafios e podemos afirmar: nossa Universidade foi tremenda neste ano!

Fizemos o melhor e, mais que isso, nos superamos nos projetos, nas aulas, nas pesquisas, em sugerir e implementar soluções, empreendendo, com criatividade e responsabilidade, e mostrando a importância da UTFPR para nosso país. São tempos de dor, com mortes em todo o planeta, pessoas doentes e temerosas, esperando mês após mês por uma vacina, uma estatística positiva, um milagre.

Vivenciamos cada um desses dias e, de forma solidária, essas dores. A opção sempre foi a de cumprirmos nosso dever. Agora o ano termina e nós continuamos. Alguns entrarão em férias, outros se manterão no trabalho; mas onde estivermos, levaremos conosco a consciência desse papel cumprido e a certeza de que, independentemente dos desafios, nós estaremos unidos e em rede – presencial ou remotamente – com o que a Universidade Tecnológica Federal tem de melhor.

Cuidemo-nos e cuidemos das pessoas.

Bom final de ano para todos nós!

Reitor Marcos Schiefler Filho;
Vice-Reitor Heron Oliveira dos Santos Lima; e