Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Mensagem da Reitoria: Uma Universidade de Pessoas

Mensagem da Reitoria: Uma Universidade de Pessoas

UTFPR 114 anos

Instituição celebra 114 anos neste sábado, 23 de setembro
publicado: 22/09/2023 16h02 última modificação: 25/09/2023 10h21

Em 23 de setembro de 1909, um decreto fundou a Escola de Aprendizes Artífices que, 114 anos depois, se mostra madura, fruto de uma transformação constante em direção aos tempos que se formavam e às necessidades da população deste país.

Como Reitoria da instituição, queremos dedicar este dia para homenagear servidores que passaram por aqui e construíram, com suas vidas, a Universidade Tecnológica Federal que nos tornamos.

Em documento histórico resgatado, de 1911, temos a equipe de trabalho que formava a Escola inicial e a quem homenageamos no dia de hoje:
O diretor Paulo Ildefonso D’Assumpção (nascido em 21 de janeiro de 1869);
O escriturário João Pedro Schleder (nascido em 13 de fevereiro de 1847);
O professor de desenho Augusto Huebel (nascido em 22 de janeiro de 1887);
A professora primária Fanny Pereira Marques (nascida em 19 de janeiro de 1890);

Os mestres de oficinas:
João Leandro Rodrigues da Costa (nascido em 22 de junho de 1860);
Antonio Kluppel (nascido em 21 de setembro de 1860 – na Alemanha e naturalizado brasileiro);
Carlos Gaertner (nascido em 4 de março de 1865);
Paschoal Rispoll (nascido em 22 de fevereiro de 1868 – na Itália e naturalizado brasileiro);
Henrique Dacheux Nascimento (nascido em 22 de fevereiro de 1863);

E o porteiro contínuo Antonio Vieira Neves (nascido em 21 de maio de 1868).

Homenageamos, também, em nome das centenas ou milhares de mulheres que consagraram suas vidas à educação na UTFPR, destacando o trabalho da mulher, presente desde o inicio da Instituição:

Izaura Soares do Amaral (nascida em 19 de novembro de 1904);
Anerina Ressetti Miro (nascida em 03 de outubro de 1907);
Carmen Marti Ferreira (nascida em 19 de dezembro de 1920);
Lurdes Alice Schneider (nascida em 05 de março de 1940);
E, finalmente, nossa querida colega Sonia Maria Krueger (nascida em 12 de agosto de 1951).

Homenageamos, além disso, em nome dos homens que passaram por aqui e construíram o lugar em que estamos,
Adi Jeronimo Marques De Lima , nascido em primeiro de janeiro de 1939;
Homero Luiz Reboli, nascido em 19 de setembro de 1947;

E, em especial, dois pilares, que até hoje nos sustentam com seu empenho, sua capacidade de servir à população e sua competência:
O técnico administrativo Jose Carlos Zeni, nascido em 07 de setembro de 1948;
E o professor Antônio Neri Bonato, nascido em 18 de julho de 1949.

A vocês e a todos e todas que representam hoje, dedicamos a reflexão do artista alemão Bertolt Brecht:
Há seres humanos que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

Todos os que têm se dedicado a esta Universidade são imprescindíveis. Porque uma Universidade é formada por pessoas. Porque o lugar que cada um ou uma ocupa aqui foi preparado por servidores e servidoras, no dia-a-dia do caminho por uma sociedade melhor. Porque nós passamos, todos nós, mas nosso trabalho transforma o mundo e um ofício de honra, como o que desempenhamos na UTFPR desde 1909, vale a vida.

Sigamos em frente e unidos, sem desistir!

Marcos Schiefler, reitor da UTFPR, e equipe diretiva.