Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Mensagem do Reitor - 15 anos de Universidade Tecnológica

Mensagem do Reitor - 15 anos de Universidade Tecnológica

publicado: 07/10/2020 09h47 última modificação: 31/10/2022 09h49

Nesta quarta-feira, 7 de outubro, celebramos 15 anos da nossa transformação em Universidade Tecnológica. Um projeto coletivo, sonhado e construído por muitos e que foi um marco para a nossa instituição.

O então Centro Federal, é verdade, já gozava de enorme respeitabilidade junto à sociedade. Ser Universidade, no entanto, foi fundamental para que tivéssemos autonomia na construção de políticas educacionais inovadoras. O resultado não poderia ser outro, hoje somos uma instituição ainda mais forte e que não teme desafios, pois sabe dar o melhor para o desenvolvimento da educação brasileira.

Durante estes 15 anos, tivemos grandes saltos em todas as áreas. Saímos de 14 mil para 34 mil estudantes com matrículas ativas na graduação e pós-graduação. Os nossos cinco cursos de mestrado e doutorado se multiplicaram e, hoje, somam mais de sessenta. De um quadro de 1.869 servidores em 2005, chegamos a 2020 com 3.599 professores e técnicos-administrativos.

Números não faltam para demonstrar a importância dessa transformação. Um quantitativo que trabalhamos todos os dias para que se transformem em qualitativo. A principal e mais importante conquista, entretanto, está no nosso agir enquanto Universidade Tecnológica, que nos impulsiona a sermos a transformação que sonhamos para o mundo. É isso o que nos inspira.

Sigamos em frente, ainda há muito para conquistarmos.

Marcos Schiefler
Reitor da UTFPR