Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Mesa-redonda sobre assédio será realizada nesta terça (11)

Mesa-redonda sobre assédio será realizada nesta terça (11)

Transmissão Ao Vivo

publicado: 10/02/2020 18h21 última modificação: 31/10/2022 09h59
Foco em microfone (Foto: Freepik)

O Programa UTFPR Mulher promove nesta terça-feira (11), no Miniauditório do Câmpus Curitiba, a mesa-redonda "Você sabe o que é assédio?". O evento será realizado das 9h30 às 12h, com transmissão online pelo YouTube, e contará com a presença de quatro convidados e a moderação da vice-reitoria Vanessa Ishikawa Rasoto.

A mesa-redonda marca o lançamento para a toda a comunidade do UTFPR Mulher, programa idealizado pela vice-reitoria e que tem por objetivo promover a igualdade de gênero na Universidade. “Temos o intuito de oportunizar às mulheres debates sobre como lidar com os desafios, as dificuldades do seu dia a dia e da sua profissão, e o assédio é um deles, para que possam fazer e estar onde quiserem”, destaca Vanessa.

Segundo Gabrielly Queiroz, estudante de Engenharia Elétrica de Ponta Grossa e uma das integrantes do programa, a ideia da mesa-redonda é abrir espaços para o diálogo, esclarecer dúvidas e falar sobre a importância do estabelecimento de limites. “Discutir sobre o assédio sempre foi necessário, entretanto, é visto como tabu. O objetivo da UTFPR é trazer à consciência algumas brincadeiras arraigadas que não cabem mais na atualidade para proteger a comunidade acadêmica”, diz. Durante o evento, os participantes poderão encaminhar dúvidas aos membros da mesa por meio de um formulário online disponível no canal de transmissões do vídeo.

Conheça os convidados para a mesa-redonda:

Laís Leão - egressa de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. É reconhecida pela União Europeia como uma das jovens mais influentes do mundo com o projeto para deixar as cidades mais inclusivas para mulheres.

William Maron - psicólogo e psicanalista, mestre e doutorando em Filosofia na PUC-PR. É também coordenador da pós-graduação em Psicologia Clínica e professor titular da UTP.

Thereza Cristina Gosdal - doutora em Direito pela UFPR e desembargadora do TRT 9ª Região. Atua na área jurídica, principalmente com os temas: trabalho, discriminação, mulher, direito e gênero.

Maria Letícia Fagundes - médica legista do Instituto Médico Legal do Paraná, onde atua pelos direitos das mulheres, vítimas de violência doméstica. É também vereadora e fundadora da ONG "Mais Marias".

Sobre o programa:

Constituído por uma comissão de representantes dos 13 câmpus da Universidade, o UTFPR Mulher é uma iniciativa institucional da vice-reitoria da UTFPR lançado no Conselho Universitário do último mês de dezembro e que visa promover o debate e iniciativas para igualdade de gênero. Entre a ações futuras, o grupo discute, por exemplo, a implantação de ações de mentoria e curadoria para estudantes e servidoras da instituição.