Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Mobilidade Internacional prorroga inscrições e passa a ofertar bolsas

Mobilidade Internacional prorroga inscrições e passa a ofertar bolsas

publicado: 02/04/2019 17h20 última modificação: 31/10/2022 09h52

Estão prorrogadas até esta sexta-feira, 5 de abril, as inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil Internacional da UTFPR. O edital de prorrogação traz ainda a possibilidade dos alunos selecionados pleitearem bolsas de auxílio para o período de intercâmbio em uma das 30 instituições estrangeiras conveniadas na Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, Equador, Espanha, França, Itália, Japão, Portugal e Suécia.

Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma graduação da UTFPR, tendo realizado, no mínimo, o período correspondente à metade do curso; apresentar o coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,6500; e comprovar proficiência no idioma do país receptor ou na língua de instrução da instituição receptora, exceto quando for o português. Além disso, é necessário conferir os requisitos específicos das organizações participantes.

Já para concorrer às bolsas de apoio financeiro, os alunos devem estar classificados no edital de Auxílio Estudantil da UTFPR - destinado a alunos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional.

O programa seleciona os candidatos com base no coeficiente de rendimento e nas opções informadas na inscrição. Em caso de empate, considera-se também o maior nível de proficiência e o período mais adiantado do curso.

Os classificados devem confirmar a participação no Programa para então serem nomeados oficialmente pela UTFPR às instituições parceiras, as quais informarão sobre seus processos de candidatura. Após finalizar essa etapa, os estudantes deverão aguardar a análise da instituição conveniada e a respectiva emissão da Carta de Aceite para os estudantes admitidos.

Confira o novo cronograma:

23 de maço a 5 de abril: disponibilização do formulário de inscrição;
8 de abril: análise das inscrições e divulgação da classificação geral;
9 e 10 de abril: prazo para submissão de recursos;
11 de abril: início das nomeações dos estudantes classificados às instituições parceiras.

Para mais informações, acesse a página da chamada.