Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Monografia sobre ambiente do sistema bancário está entre as finalistas

Monografia sobre ambiente do sistema bancário está entre as finalistas

Prêmio Abrapcorp

Pesquisa foi feita pela então aluna de Comunicação Organizacional. Premiação final será no dia 25
publicado: 20/05/2022 09h11 última modificação: 31/10/2022 09h20
Foto: Freepik

Uma monografia apresentada pela então estudante do curso de Comunicação Organizacional do Campus Curitiba está entre as três finalistas do Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias. Alessandra Rosa Stahsefski inscreveu o estudo "Os sentidos sobre o trabalho construído pelos trabalhadores bancários nas suas práticas comunicacionais”, com orientação do professor Wellington Teixeira Lisboa, na categoria de monografias.

Em sua pesquisa, ela analisou qual a percepção dos trabalhadores bancários em relação aos seus ambientes de trabalho e as práticas comunicacionais.

“Num primeiro momento, o objetivo era analisar quais eram os principais sentidos criados, compartilhados e negociados entre os bancários sobre as suas atividades de trabalho, focando apenas os vínculos comunicacionais firmados entre eles. Entretanto, as interações que foram estabelecidas no decorrer da produção desta pesquisa permitiram um olhar mais aprofundado do próprio setor bancário e dos próprios trabalhadores e trabalhadoras. Muitos relatos se tornaram uma espécie de desabafo sobre as vivências no dia a dia”, explica.

Ela afirma que, pelos depoimentos dos entrevistados, foi identificada uma naturalização do discurso coercitivo e da pressão sofrida no sistema bancário, aceitos pelos trabalhadores e trabalhadoras que não ocupam cargos de gestão.

“Ficou evidente que eles resistem como podem a essas pressões, elaborando, por processos comunicacionais, sentidos múltiplos para a sobrevivência nesse território de tensão, inclusive nutrindo relações de amizade. Vínculos interpessoais e grupais surgem e se fortalecem como uma estratégia para sobreviver à rotina de trabalho”, afirma Alessandra.

Outra percepção relatada na monografia está a de que os trabalhadores reconhecem como difícil ou impossível alterar essa realidade, porém que a comunicação se revelou um processo que permite a ação diversificada dos indivíduos em sociedade, mesmo em contextos de pressão e coerção.

“Assim, independentemente se as vivências comunicacionais estão relacionadas com experiências positivas ou com o sofrimento, os trabalhadores bancários demonstram que há uma dinâmica viva e pulsante de elaboração de sentidos sobre o trabalho”, completa.

Premiação

A premiação final será realizada no dia 25 de maio, durante o XVI Congresso Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas). Para esta edição, foram 55 submissões entre as três categorias (10 teses, 22 dissertações e 23 monografias) de todas as regiões do Brasil.

Na categoria de monografia, estão concorrendo com Alessandra outros dois finalistas: um da Universidade Federal do Paraná e outro da Faculdade Cásper Líbero.