Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > A vereadores, reitor destaca UTFPR no desenvolvimento de Pato Branco

A vereadores, reitor destaca UTFPR no desenvolvimento de Pato Branco

Sudoeste do PR

Vereadores encaminharam ao Executivo local requerimento para doação de um terreno à Universidade
publicado: 01/10/2021 19h48 última modificação: 31/10/2022 09h31
Visita institucional do reitor da UTFPR à Câmara de Pato Branco (Foto: Divulgação/CâmaraPB)

O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, participou na quarta-feira (29) da sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, onde fez um pronunciamento sobre o papel da Universidade no desenvolvimento do município e do Sudoeste do Paraná. O convite partiu dos vereadores Eduardo Dala Costa e Marcos Marini.

Apresentando o histórico da UTFPR e alguns dados e indicadores acadêmicos, Schiefler enalteceu o papel da Universidade como um importante ator na geração de conhecimento e na transformação das realidades locais nas quais se faz presente. “Queremos alavancar cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região, associado sempre ao que a Universidade mais tem que buscar junto com seus parceiros: a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes”, disse.

“Com certeza, a marca UTFPR fez uma diferença muito grande no ensino e na pesquisa para a nossa cidade e nossa região”, comentou o vereador Marcos Marini ao ressaltar o encaminhamento de um requerimento a Executivo local, com a assinatura de todos os parlamentares, para a doação de um terreno de 2 mil m² destinado à construção de um Centro de Inovação no Campus Pato Branco.

“Um centro de inovação significa um passo muito grande, dizendo para o setor produtivo, para aqueles que geram impostos, que geram emprego, que a Universidade está aberta, tem espaço, tem pessoal preparado, tem laboratórios e ferramentas, que tem caminhos para a busca de fomento. O centro de inovação é fundamental para derrubar barreiras e construir pontes”, ressaltou o reitor.

Campus Pato Branco

O primeiro campus da UTFPR no Sudoeste paranaense veio ainda na época do então Cefet-PR, em 1993, quando o governo federal instituiu uma política de descentralização do ensino técnico para o interior dos estados. Em 2005, com a transformação da instituição em Universidade, a Uned torna-se um campus universitário da UTFPR.

Atualmente, por meio de uma articulação integrada com poder público local e setor produtivo, o Campus Pato Branco é um dos principais agentes de desenvolvimento da cidade, reconhecida como polo de inovação tecnológica.