Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Nota de esclarecimento sobre a proposta de Emenda Aditiva à Medida Provisória 785

publicado: 30/08/2017 09h33 última modificação: 30/08/2017 09h33

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vem a público esclarecer que foi surpreendida com a divulgação feita pela imprensa de que alguns câmpus da instituição poderiam estar envolvidos na proposta de Emenda Aditiva à Medida Provisória 785, de 6 de julho de 2017, elaborada pelo deputado federal Sergio Souza, para propor a criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR).

A UTFPR esclarece que nunca foi consultada em relação a um possível desmembramento de seus câmpus. Ressaltamos que em momento algum da Emenda Aditiva que propõe a criação da UFOPR o nome da UTFPR é mencionado. Em contato com o autor da proposta (deputado Sergio Souza), o mesmo confirmou a improcedência da informação.

Destacamos que a UTFPR, em suas políticas e ações, defende os princípios considerados fundamentais voltados ao cumprimento de suas funções: autonomia, financiamento público, gratuidade, mérito e qualidade, laicidade, inclusão social, democratização do acesso e respeito à diversidade. Através desses valores, entende que a criação da UFOPR é um assunto controverso. Como tal, com espírito republicano, as instituições envolvidas e a sociedade paranaense devem participar de amplo debate relativo à criação da UFOPR, por meio da transformação da Unila.

Atualizado em 18/07/2017