Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Número de renovação de empréstimos sobe de três para cinco vezes

Número de renovação de empréstimos sobe de três para cinco vezes

Biblioteca

Ampliação ocorreu após publicação de instrução normativa da Prograd em fevereiro
publicado: 17/02/2022 19h27 última modificação: 31/10/2022 09h22
Usuários podem renovar empréstimo de materiais por até cinco vezes (Foto: Decom)

Os usuários das bibliotecas da UTFPR agora podem renovar empréstimos de materiais por até cinco vezes. O número de renovações, que antes era de até três vezes, foi ampliado este mês pela Instrução Normativa Prograd/UTFPR 14, que estabelece procedimentos para o uso dos serviços das bibliotecas da Universidade. Para ser possível a renovação, o material não pode ter reservas nem o registro do usuário estar com alguma pendência.

A ampliação foi adotada para possibilitar um tempo maior de utilização dos materiais, atendendo às necessidades dos usuários e promovendo uma maior circulação dos acervos. O prazo de cada empréstimo depende do tipo de material e da categoria do usuário, podendo ir de sete, para alunos de graduação, a 28 dias, para servidores efetivos. Estão disponíveis para ser emprestados materiais como livro, Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, dissertação, tese, folheto, anais, relatório, apostila, mapa, material cartográfico, blu-ray, CD-ROM, DVD, fita de vídeo e fita cassete.

Além disso, de acordo com a instrução normativa, discentes de cursos presenciais, a distância e de outras modalidades que a Universidade possa adotar são equiparados, podendo emprestar e devolver materiais em qualquer uma das 14 bibliotecas da UTFPR.

Continua não sendo possível o empréstimo de livros identificados como “consulta local”, para atender ao plano de contingência de acervos e garantir que haja sempre pelo menos um exemplar para consulta, quando a biblioteca possuir ao menos dois exemplares. Já os dicionários de idiomas poderão ser retirados na modalidade empréstimo especial para a realização de provas de proficiência e suficiência.

Também só poderão ser consultadas localmente as apostilas publicadas pela UTFPR, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), pela Escola Técnica Federal do Paraná, pela Escola Técnica de Curitiba, pelo Liceu Industrial do Paraná e pela Escola de Aprendizes Artífices do Paraná. Com isso, a Universidade busca preservar a memória institucional e garantir que futuras gerações tenham acesso ao conhecimento produzido na instituição.