Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Obra da EDUTFPR aborda metodologias ativas de ensino

Obra da EDUTFPR aborda metodologias ativas de ensino

Editora

Livro está disponível gratuitamente no Repositório Institucional da UTFPR
publicado: 16/10/2021 08h44 última modificação: 31/10/2022 09h31
Versão digital do livro está disponível no Repositório Institucional da UTFPR (Imagem: Decom)

A pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social trouxeram à luz o debate sobre as novas metodologias de ensino. Como forma de aprofundar o debate sobre essas novas dinâmicas de ensino-aprendizagem, a Editora UTFPR disponibiliza gratuitamente a obra 'Metodologias Ativas', com entrevistas de dois professores sobre as suas experiências em universidades europeias.

Na obra, Carolina Castilho Garcia, do Campus Medianeira, e Marcos Banheti Rabello Vallim, do Campus Cornélio Procópio, relatam aos autores um pouco da história do curso realizado em duas instituições modernas e de ponta no cenário global, a Tampere University of Applied Sciences (Finlândia) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O pano de fundo das entrevistas são as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, um caminho cada vez mais presente na educação mundial.

"Eu ensinava para eles, até semestre passado, oito jeitos, oito técnicas para chegar num certo resultado de cálculo numérico, eu sempre ensinei oito. Esse semestre, como foi usando a metodologia ativa e eu fui deixando os alunos se desenvolvendo, eles só aprenderam quatro. Só que essas quatro, eles sabem. Daquelas oito que eu dava, pode ser que um ou dois alunos da sala soubessem as oito ou pelo menos lembrassem o nome das oito, mas eu tenho certeza de que a maioria da sala aprendeu só uma ou duas. É fato. Então agora não; foram quatro, mas foram quatro que os alunos aprenderam. Eles sabem", relata Carolina.

O livro aborda assuntos como, por exemplo, o contexto de ensino nas universidades visitadas, o emprego das metodologias na graduação e pós-graduação, seus benefícios e dificuldades.

O livro, produzido pelos pesquisadores Caroline Lievore e Luiz Alberto Pilatti, está disponível gratuitamente no Repositório Institucional da UTFPR. A venda dos exemplares físicos é feita via e-commerce da Editora UTFPR.

Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Os interessados em publicar na EDUTFPR  devem enviar informações e originais finais pelo formulário de submissão de publicação - a chamada fica aberta em fluxo contínuo.