Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Orçamento da UTFPR será recomposto em R$ 30 milhões

Orçamento da UTFPR será recomposto em R$ 30 milhões

Governo Federal

Recomposição reverte a curva descendente do orçamento das universidades e institutos federais
publicado: 24/04/2023 18h23 última modificação: 26/04/2023 16h52
Fachada do Campus Pato Branco, no Sudoeste do Paraná (Foto: Decom)

A UTFPR deverá ser contemplada com uma recomposição de R$ 30 milhões no seu orçamento 2023, conforme anúncio do Governo Federal realizado no último dia 19. Desse montante, R$ 7.223.394 serão destinados a investimentos; R$ 22.322.182,00, para manutenção e mais R$ 457.860,00 para o Programa Nacional de Assistência Estudantil.

A destinação interna dos recursos, à exceção dos valores da assistência estudantil, que serão destinados integralmente para esse fim, será discutida pela Reitoria e diretores-gerais na próxima quinta-feira, 27 de abril, para o seguinte encaminhamento ao Conselho Universitário.

De acordo com o reitor Marcos Schiefler, a liberação é fruto do compromisso do Governo Federal em reestabelecer o protagonismo das universidades e institutos federais na sociedade brasileira. “Os últimos anos foram de muitas dificuldades e ver ações concretas da gestão federal renova a força da nossa instituição que, por meio da Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior] e de parlamentares da bancada paranaense, nunca deixou de buscar o diálogo como forma de resolver os nossos problemas. Estamos reconquistando o nosso espaço na reconstrução do projeto de país para as atuais e futuras gerações”, destaca.

A expectativa é que os valores sejam liberados pelo Ministério da Economia até 31 de maio. Segundo a pró-reitora de Planejamento e Administração da UTFPR, Sônia Augustinho, o compromisso da Universidade é de que cada campus tenha neste ano de 2023, no mínimo, o mesmo valor aprovado na Lei Orçamentário de 2022 para o seu funcionamento.

"Com esses recursos estaremos reajustando nos próximo dias as bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado pagas com recursos de custeio da UTFPR", completa Schiefler.

Os R$ 30 milhões destinados à UTFPR fazem parte do R$ 1,32 bilhão liberado para as universidades federais. Ainda, o governo anunciou mais R$ 388 milhões para os institutos federais e R$ 730 milhões para atender obras e outras ações que foram deixadas sem cobertura pela gestão federal anterior.

Sobre o anúncio

O anúncio da liberação de recursos, realizado pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença de reitores, parlamentares, ministros, entidades representativas da educação e alunos de institutos federais. A recomposição reverte a curva descendente do orçamento das universidades e institutos federais dos últimos anos.

*Erramos: a reunião entre Reitoria e diretores-gerais acontecerá no dia 27 de abril e não em 27 de outubro, como noticiado anteriormente. Pedimos desculpas pelo erro.