Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Parlamento Universitário recebe inscrições até 21 de junho

Parlamento Universitário recebe inscrições até 21 de junho

Alep

Esta é a primeira vez que estudantes da UTFPR podem participar do programa
publicado: 23/06/2023 13h28 última modificação: 23/06/2023 13h28
Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: Orlando Kissner)

Estudantes da UTFPR têm até esta quarta-feira, 21 de junho, para se candidatar ao Parlamento Universitário, organizado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e considerado o maior programa de parlamento simulado do país. Esta é a primeira vez em que o programa é aberto a estudantes da UTFPR.

Todos os inscritos deverão passar, obrigatoriamente, por um treinamento realizado pela Escola do Legislativo. Caberá às Instituições de Ensino Superior que aderiram ao projeto realizar a seleção final dos participantes, conforme o percentual dos inscritos. Quanto maior o número de inscritos pela Instituição, maior será a bancada.

A lista dos selecionados para participar será divulgada no dia 4 de julho. A simulação do parlamento será realizada entre os dias 17 a 28 de julho, na sede do Poder Legislativo estadual, em Curitiba. Os participantes receberão certificado com atividade complementar correspondente a 80 horas.

Em quatro edições realizadas, o Parlamento Universitário contou com a inscrição de mais de 3500 estudantes e 280 foram selecionados para participar. O programa reúne estudantes de universidades paranaenses que, durante duas semanas, simulam as atividades desempenhas pelos deputados estaduais, com a divisão em bancadas partidárias, instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário das propostas apresentadas pelos participantes do programa.

Em 2017, o Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná conquistou o III Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo como a melhor iniciativa educacional voltada à comunidade. E, em 2019, ficou entre os três finalistas do prêmio Assembleia Cidadã, concedido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Projetos Especiais.

As inscrições devem ser feitas diretamente na página do programa.