Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Pato Baja lança novo protótipo para competições

Pato Baja lança novo protótipo para competições

Fórmula Baja

publicado: 10/11/2019 14h56 última modificação: 31/10/2022 10h05
Exibir carrossel de imagens Atlas 2, o novo protótipo da Pato Baja (Foto: Divulgação)

Atlas 2, o novo protótipo da Pato Baja (Foto: Divulgação)

A equipe Pato Baja lançou no último dia 8, primeiro dia da Feira Inventum, o Atlas 2, o novo protótipo para competições de Fórmula Baja. O veículo foi projetado integralmente pelos alunos do Câmpus Pato Branco e já estreará nesta quarta (13) durante a etapa Sul da Fórmula Baja, realizada em Caxias do Sul (RS).

O projeto do Atlas 2 teve início no último mês de março. Com as mudanças, o novo veículo passou a contar com melhorias na aerodinâmica e suspensão, além da aplicação de materiais mais leves que possam reduzir o peso e, consequentemente, aperfeiçoar o desempenho nas provas.

“Trabalhar em um projeto como a formulação deste novo protótipo exige a aplicação prática do que aprendemos em sala de aula. Isso, por si, já é um importante ganho. No entanto, os benefícios vão além, uma vez que também aprendemos a trabalhar em equipe em torno de um objetivo comum”, comenta Juliana Sanguanini, estudante do sexto período de Engenharia Elétrica e uma das integrantes da equipe.

Atualmente, a Pato Baja é composta por 38 alunos das engenharias Civil, de Computação, Elétrica e Mecânica do Câmpus Pato Branco. A equipe é bicampeã nacional de suspensão e campeã Sul de tração. O projeto é coordenado pelos professores Ricardo Bernardi e Adelino Maccarini.

Sobre a Fórmula Baja

Destinada aos estudantes de engenharia, a Fórmula Baja consiste em uma competição de protótipos do tipo off road projetados, construídos e testados pelos próprios alunos. O desempenho dos carros é oficialmente analisado em competições divididas em etapas regionais, nacionais e internacional.