Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > PDI definirá os rumos da UTFPR para os próximos cinco anos

PDI definirá os rumos da UTFPR para os próximos cinco anos

Planejamento

Comunidade é chamada a participar da elaboração do documento e ajudar a construir a Universidade
publicado: 06/05/2022 17h28 última modificação: 31/10/2022 09h20
Próximo PDI será o planejamento estratégico da UTFPR para os anos 2023-2027 (Foto: Decom)

Em 2022, a UTFPR está elaborando o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027. Planejamento estratégico da UTFPR, o PDI é um documento fundamental para o crescimento da Universidade. Nele, estão definidos os rumos que a instituição deverá seguir nos próximos cinco anos. Além de ser um importante instrumento de gestão, o PDI é central nos processos avaliativos e de controle e fiscalização pelos quais a UTFPR passa.

De acordo com o assessor de Desenvolvimento Institucional, Ivan Carlos Vicentin, o PDI, enquanto um planejamento estratégico, tenta antever o futuro, mirando em onde a Universidade gostaria de estar lá na frente. “É preciso de planejamento, especialmente em um ambiente de instabilidade e incertezas. E estratégico, que é aquilo que é fundamental para a sobrevivência da instituição”, explica o assessor. “Mas, além disso, é a execução do planejamento que de fato vai definir como estaremos em cinco anos”, completa.

No processo de criação do PDI, toda a comunidade universitária é chamada para contribuir. “A Universidade é formada por pessoas, por uma comunidade, que precisa dizer o que ela pensa e o que quer da instituição. Este é o momento”, convoca Ivan Vicentin, acrescentando que participar da elaboração do PDI é uma forma de construir a UTFPR.

Em relação ao documento referente ao período 2023-2027, a comunidade universitária poderá contribuir participando das audiências a serem realizadas nos campi em maio. Na ocasião, será explicado o processo e ouvidas sugestões para o formulário que receberá colaborações de servidores e estudantes para o PDI e que ficará disponível durante o mês de junho nos Sistemas Corporativos e no Portal do Aluno. Além de pelo formulário, em junho também serão recebidas contribuições por e-mail e em salas virtuais.