Notícias
Professor é o indicado para etapa nacional como pesquisador inovador
Prêmio Confap
O pesquisador do Campus Apucarana, Murilo Pereira Moisés, foi o indicado da etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professor Francisco Romeu Landi”, da edição deste ano. O professor recebeu a indicação na categoria pesquisador inovador, setor empresarial.
O reconhecimento veio pela contribuição que o pesquisador tem realizado em suas áreas de atuação. Graduado em Química, Murilo Moisés já tem seu pós-doutorado na área de Engenharia Química e atua como professor adjunto da UTFPR desde 2015.
O professor coordenou diversos projetos de pesquisa aplicada financiado por empresas nacionais e internacionais, e também foi membro da equipe executora de diversos projetos financiados pela UTFPR, CNPQ, Chamadas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e Chamada Pública Fundação Araucária/Itaipu Binacional.
Além disso, o pesquisador tem 25 depósitos de pedido de patente de invenção ou modelo de utilidade, sendo um deles já licenciado pela UTFPR, três com a carta patente já concedida pelo INPI e em fase de negociação, e um registro de software, sendo diversos em regime de cotitularidade com o setor produtivo.
Um de seus trabalhos que ganharam destaque recentemente foi a atuação no grupo de pesquisa que identificou as propriedades da casca do pinhão para remoção de bisfenol A (BPA) em meio aquoso.
Atualmente, Murilo é o coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação, vinculado a Agência de Inovação da UTFPR, além de atuar na execução de projetos de pesquisa tecnológica que trazem soluções para o mercado.
Premiação
A premiação é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). O objetivo é reconhecer pessoas que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação e que trouxeram benefícios à população, além de profissionais de jornalismo científico que contribuíram para a aproximação entre a ciência, a tecnologia, a inovação e a sociedade. Além do professor Murilo, foram indicados na categoria pesquisador destaque, na área Ciências da Vida, o professor da UEL, Amauri Alcindo Alfieri; em Ciências Exatas, o professor da PUC–PR, Leandro dos Santos Coelho; e em Ciências Humanas o professor da PUC-PR, Carlos Frederico Mares de Souza Filho.
Na categoria pesquisador inovador, setor público, Vera Lucia Tieko Suguihiro, da UEL, e na categoria profissional da comunicação foi selecionado o jornalista Lucas Vieira de Araújo, da Folha de Londrina.
Os indicados agora passam para a etapa nacional, que selecionará os três melhores colocados em cada categoria e subcategoria. A cerimônia de premiação acontecerá em 1º de dezembro.