Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Pesquisador recebe mérito no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Pesquisador recebe mérito no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Campus Apucarana

Projeto premiado foi desenvolvido durante mestrado do pesquisador na UEL
publicado: 05/12/2022 09h17 última modificação: 05/12/2022 09h19
Foto: Freepik

Técnicas de melhorias para tecnologia assistiva e de reabilitação motora são desenvolvidas por uma equipe de pesquisadores do Campus Apucarana. O professor Willian Ricardo Bispo Murbak Nunes e alunos de iniciação científica da Engenharia Elétrica estudam sistemas de controle que possam garantir um funcionamento mais seguro, além de melhorias de eficiência energética em cadeiras de rodas.

As pesquisas começaram quando Willian estava no mestrado do Programa de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2013. Em 2016, já atuava como docente na UTFPR. Durante suas pesquisas foi desenvolvido o projeto de uma cadeira de rodas elétrica acionadas por motores de indução trifásico com controle vetorial e comandos por joystick e sopro/sucção.

Para este projeto, o professor foi contemplado na categoria Jovem Pesquisador do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2021/2022, promovido pelo governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nesta edição, a premiação contemplou pesquisas relacionadas à Tecnologia Assistiva e o projeto concorreu com estudos do Brasil e de demais países do bloco como Argentina, Paraguai e Uruguai.

“Nosso projeto representa um avanço na tecnologia de motorização, uma vez que proporciona mais autonomia e eficiência energética para manter a velocidade da cadeira, independente do peso do condutor e de obstáculos como calçadas e terrenos irregulares”, explica o professor Willian.

No início deste ano, o projeto obteve concessão da patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob número de registro BR1020140229949.