Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Petrobras entrega Prêmio Inventor a pesquisadores da UTFPR

Petrobras entrega Prêmio Inventor a pesquisadores da UTFPR

publicado: 13/12/2018 10h59 última modificação: 13/12/2018 13h11
Reprodução Da esq. p/ dir.: Flávio Neves Jr., Rigoberto E. M. Morales, Douglas Renaux, César Ofuchi e Paulo Henrique Dias Santos (UTFPR); e Paulo Domingos (Petrobrás)

No dia 12, a Petrobras entregou o Prêmio Inventor 2018 para cinco pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em solenidade realizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro.

Foram contemplados os docentes Rigoberto Eleazar Melgarejo Morales, Flávio Neves Junior e Paulo Henrique Dias dos Santos, o pós-doutorando César Yutaka Ofuchi e o egresso do mestrado Hans Emerson Maldonado Ninahuanca. O evento também contou com a presença do pró-reitor de relações empresariais e comunitárias, Douglas Paulo Bertrand Renaux.

A premiação é um reconhecimento ao trabalho do grupo, que desenvolveu um sistema de distribuição de escoamentos bifásicos. A tecnologia viabiliza a implementação de equipamentos submarinos para a separação de óleo e gás, o que reduz os custos de produção.

Com isso, junto aos colaboradores da Petrobras, Paulo Vinicius Soares Ramalho Domingos e Carlos Alberto Capela Moraes, os pesquisadores fizeram o depósito do pedido de patente com o título de "Distribuidor de Escoamento Bifásico de Líquido-Gás", no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), em 2017.

Mais sobre o Prêmio Inventor
O Prêmio Inventor é concedido pela Petrobras, por meio de um troféu e um certificado, aos empregados da organização e aos pesquisadores de instituições parceiras que contribuíram nos pedidos de depósito de patentes. Nesta edição, além da UTFPR, também foram agraciadas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).